Segunda-feira, 10 de maio de 2010, atualizada às 19h

Juiz de Fora contabiliza 5.794 casos notificados para a dengue

Da Redação

Juiz de Fora contabiliza 5.794 notificações de casos confirmados de dengue, conforme boletim divulgado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA). Todas as notificações por dengue encaminhadas à Secretaria de Saúde são consideradas como positivas para a doença.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), como a cidade vive uma epidemia, é priorizada a realização de exames de sorologia apenas para os casos mais graves e de gestantes, por exemplo, considerando que os laboratórios não têm condição de dar suporte para a análise de tantos casos.

A investigação para a doença acontece de forma diferente somente para notificações advindas de regiões que não apresentam casos confirmados para a dengue, ou se a transmissão ainda estiver chegando à região. Para esses casos, é feita a investigação ambiental e clínica dos casos, por meio de contato por telefone com o paciente e análise dos sintomas.

Ações de prevenção à dengue

Dando continuidade às ações de combate e prevenção à dengue, em Juiz de Fora, a Secretaria de Saúde realiza palestras em escolas e instituições em toda a cidade. Nesta terça-feira, 11, os alunos da Escola Municipal Jesus de Oliveira, situada no bairro Ipiranga, recebem os profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) para palestra sobre a dengue, às 14h30. A Associação Mãos Abertas (AMA) também recebe orientações dos profissionais às 14h, no bairro Carlos Chagas.

No próximo dia 19, ocorre uma ação no Centro da Cidade, entre 8h e 11h e das 14h às 16h. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai disponibilizar carro de som e material educativo e o Exército, barracas para exposição de filmes. As escolas que se destacaram no combate ao vetor terão oportunidade de apresentar seus trabalhos, durante o evento.

Programação

-Dia 11/05 – palestra às 14h30, na Escola Municipal Jesus de Oliveira – Ipiranga;

-Dia 11/05 – palestra às 14h, na Associação Mãos Abertas (AMA) – Carlos Chagas;

-Dia 14/05 – palestra às 14h30, na Escola Municipal Jesus de Oliveira - Ipiranga;

-Dia 15/05 – palestra às 17h, na Escola Bom Pastor – Bom Jardim;

-Dia 17/05 – palestra às 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Ipiranga.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.