Segunda-feira, 29 de novembro de 2010, atualizada às 12h11

Campanha de prevenção à dengue toma Parque Halfeld. Dengômetro mostra JF em situação crítica

Clecius Campos
Repórter
Foto do estande

A campanha de prevenção à dengue chegou ao Parque Halfeld na manhã desta segunda-feira, 29 de novembro. O que mais chama a atenção é o Dengômetro, um painel com o mapa de Minas Gerais, mostrando as cidades em situação crítica e que necessitam de atenção prioritária. O mapa, confeccionado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra Juiz de Fora e Muriaé entre os municípios críticos. O órgão considera prioritárias as cidades de Cataguases e Leopoldina, por exemplo.

A ação é coordenada pela SES em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SS). Vídeos da SES mostram a história da doença, as primeiras infecções em Minas Gerais, a evolução do mosquito e o crescimento dos casos ano a ano. Uma maquete simula locais em que o mosquito é capaz de se desenvolver, como caixas d'água destampadas, garrafas e pneus deixados ao ar livre. Com o auxílio do microscópio, as pessoas que visitam o estande podem conhecer melhor o Aedes aegypti. "Trata-se do ponto de partida para ampliar a conscientização da população. Quanto mais consciência e mais multiplicadores da informação, mais eficaz é o combate à dengue", afirma o coordenador do Núcleo de Educação e Saúde e Mobilização Social da SS, Josias Paula Silva.

As crianças são as mais utilizadas como multiplicadores. Alunos de diversas escolas públicas devem ser levados ao estande nesta segunda-feira, 29, e nesta terça-feira, 30, a fim de replicarem a mensagem de combate em suas comunidades. Além disso, o Dengue Móvel — um caminhão à disposição da iniciativa — passa por bairros da cidade recolhendo lixo em troca de material escolar. Cada pneu será trocado por um caderno. Latinhas de bebidas valem borrachas, enquanto garrafas pet podem ser trocadas por lápis. Pela tarde, o Dengue Móvel realizará as trocas no Parque Halfeld, até as 17h.

Veja imagens do estande

Os textos são revisados por Thaísa Hosken