Sábado, 22 de outubro de 2011, atualizada às 13h

Último LIRAa de 2011 será realizado na próxima semana

Da Redação
Liraa começa na segunda

O terceiro e último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011, em Juiz de Fora, terá início nesta segunda-feira, 24 de outubro, prosseguindo até a sexta-feira, 28 de outubro. Ao todo, 144 agentes de Combate a Endemias (ACE) vão participar do levantamento, sendo que, deste total, 99 efetuarão os trabalhos em campo, subdivididos em 14 equipes. "É importante que a população esteja receptiva aos servidores, deixando-os entrar em suas residências para realizar a inspeção. Os agentes estarão devidamente identificados e uniformizados", observa o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira.

O LIRAa ocorre em diversos bairros da cidade, simultaneamente. No total, serão visitados 7.349 imóveis, compondo 771 quarteirões do município. Para o levantamento, a cidade foi subdividida em 17 estratos - cada estrato é composto por um conjunto de bairros. "Por meio de sorteio realizado por um programa eletrônico da Superintendência Regional de Saúde (SRS), serão escolhidos os quarteirões a serem inspecionados pelos agentes em cada bairro", explica o coordenador Geral de Campo, Juvenal Marques Franco. Ele complementa que, nas residências, a vistoria é feita interna e externamente. "Comprovadamente, 80% dos focos encontram-se no interior de casa", destaca o coordenador.

No início do mês de janeiro, aconteceu o primeiro LIRAa de 2011, apontando índice de 6,4 de infestação predial. Já no segundo levantamento, que ocorreu em março, o percentual foi de 3,27 de focos de larvas do mosquito da dengue - redução significativa com relação ao primeiro LIRAa, em janeiro. No primeiro semestre deste ano, foram confirmados, na cidade, 2.378 casos da doença, evidenciando uma redução de 75% do número de casos no município, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken