Consumidor: voc? confere suas compras?

Por

Fernando Agra 13/5/2011

Consumidor: você confere suas compras?

Caro leitores (e consumidores também), geralmente sou bastante atento quando compro um bem ou contrato um serviço, para saber se, de fato, o que demandei foi realmente ofertado de modo correto. Você tem esse hábito?

Levantei a questão no final do parágrafo imediatamente anterior, pois tenho percebido que, nem sempre, quem nos vende entrega-nos a mercadoria de modo correto. Não sei se por falta de atenção, se por falha técnica ou até mesmo por desonestidade. Mas o que importa agora é estarmos bem atentos. Com isso, vou fazer mais algumas indagações para sua reflexão:

  • Durante uma compra num supermercado, você confere os preços apresentados nas gôndolas com os preços registrados na nota fiscal, bem como as quantidades que você comprou? Esse é um tipo de situação que tenho verificado cotidianamente. Nas prateleiras são expostos determinados preços, mas no caixa são registrados outros (em geral superiores);
  • Quando você assina o comprovante de uma compra no cartão de crédito ou digita a senha para uma operação feita no cartão de débito, você confere se a empresa digitou corretamente o valor da operação?
  • Você tem o hábito de conferir o seu extrato bancário, pelo menos uma vez por mês, para verificar se não houve nenhum débito irregular (ou até mesmo uma fraude causada por clonagem de cartões)?
  • Quando você abastece o seu carro, você verifica a quantidade abastecida, bem como os valores cobrados com os números que aparecem na bomba? Há algum tempo fui abastecer meu carro e o frentista me cobrou por 52 litros. Assustei-me demasiadamente, pois no tanque do meu carro cabiam somente 48 litros e o mesmo não estava vazio. Constatamos que a bomba não estava zerada quando o frentista iniciou o abastecimento do meu carro. Sendo assim, paguei somente o que abasteci;
  • Você confere sua conta de água e de energia elétrica com as informações do hidrômetro e relógio que marca o consumo de energia, respectivamente?
  • Você confere a conta de seu celular e/ou a do se telefone fixo para saber o valor da assinatura, bem como os números discados, se estão corretos?
  • Você confere a conta do restaurante com o seu consumo? Geralmente, algumas pessoas bebem um pouco além da conta e não percebem se algum restaurante cometeu algum erro e cobrou duas cervejas a mais do que realmente fora consumido;
  • Você confere a conta de seu condomínio para saber se a cobrança está correta? Já ouvi várias histórias de síndicos e de administradoras de condomínios desonestas e isso me preocupa muito.

Enfim, são tantas as situações em que temos que estar atentos, pois erros acontecem (isso é natural), mas infelizmente existem pessoas desonestas e com isso, nossa atenção precisa ser redobrada.

Mais artigos

Fernando Antônio Agra Santos é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor universitário das faculdades Vianna Júnior, Estácio de Sá, Universo e da Fundação Educacional Machado Sobrinho, todas a instituições em Juiz de Fora - MG. O autor ministra palestras, para empresas, na área de Educação Financeira.