Artigo
Livro aberto
:::26/01/2006

Danuza Le?o, JK, Vin?cius e outras tantas hist?rias de vida come?am o ano nas livrarias, na TV e no cinema. A onda das biografias ? um fil?o nas editoras e produtoras, principalmente quando o biografado tem bastante hist?ria pra contar e nos faz concordar: "Pois ?. Ele n?o chegou l? a toa!". E afinal, mais vale uma experi?ncia de vida instigante compartilhada do que passada em sil?ncio. A gente aprende a viver assim tamb?m.

A safra boa de agora vem com hist?rias reveladoras e bem contadas. S?o drama e humor nas doses certas, relatos vibrantes e repletos de curiosidades que a n?s, pobrezinhos mortais, nos resta admirar e tentar nos aproximar, de alguma forma, da intimidade de pessoas que t?m ou tiveram uma vida surpreendente.

? claro que t?m os que tentam, a todo custo, tirar uma lasquinha quando experimentam os tais 15 minutitos de fama. Tem espa?o pra todos, embora a maioria v? mesmo para o saco e, um em mil, pode dar certo. Tudo bem que ningu?m nem lembra do r?pido e curto caminho das borboletas da Adriane Galisteu, mas a bonita soube trilhar seu ch?ozinho no livro em que conta numa hist?ria meia-boca seu romance com Ayrton Senna. Esse, diga-se de passagem, ganhou v?rios trabalhos de pesquisa, entre eles, uma narrativa de tirar o f?lego em "Ayrton, o Her?i Revelado", escrito por Ernesto Rodrigues.

Mas, voltando ao mundo dos plebeus, falo por mim e acredito que pela maioria. Nunca fui estagi?ria de presidente, nem andei de moto com Che Guevara, muito menos sa? da ro?a pra tentar ser dupla sertaneja. O que eu teria de valioso para compartilhar com leitores em um livro sobre minha vida? Pois pode acreditar, os bastidores do meu quarto t?m seu valor, sim senhora.

E acho que, se voc? j? amou algu?m de verdade, conseguiu realizar aquele trabalho que sempre lutou, se deixou levar pela emo??o de ter um filho ou, de alguma forma, impediu que isso acontecesse, se voc? tem amigos de verdade, se j? contemplou a natureza com todos os seus sentidos, j? vale a pena. Tornar sua vida especial n?o depende do quanto curioso e diferente que voc? j? viveu. Depende de coisas divinas que est?o, muitas vezes, bem do nosso lado. Afinal, responda com sinceridade o que mais te fascina: jantar num restaurante na mesa ao lado do seu ?dolo ou comer um sanduba sentado num banco da pracinha com quem voc? est? apaixonado?

Em tempo: P?ginas rasgadas, cap?tulos indispens?veis, relatos arrebatadores. Voc?, bonita, j? parou para pensar em como seria um livro com a hist?ria da sua pr?pria vida?



Mulheres do mundo
? claro. O fato de ser mulher, loira, agn?stica e usar tailler n?o confere a ningu?m nenhuma garantia de fazer um bom governo. Mas todos os olhos do mundo est?o voltados para Michele Bachelet, a nova presidente eleita no Chile. Tor?o por ela e por Ellen Sirleaf, chefe de estado Lib?ria e tamb?m primeira mulher a assumir o cargo na ?frica. As bonitas, pelo menos, reluzem a esperan?a de uma na??o menos opressora, menos preconceituosa e mais humana.



Bonitinha, mas...
Invejosa, talvez, seja um adjetivo forte, mas acredito ser o mais justo para a ?ltima da Luana Piovani. No blog dela, a loira debochada estampou sem d? nem piedade uma frase que deu o que falar na imprensa e no mundinho fashion: "N?o ? por nada n?o, mas chega n?... cansei daquele nariz lindo e vermelho..." Ai, amore, falar mal da beleza da Gisele B?ndchen, nessas alturas do campeonato, ? dar bandeira demais no mais cruel dos pecados capitais.


Clique aqui e mande sua sugest?o sobre esta coluna

Andr?ia Barros ? jornalista
Saiba mais, clicando aqui!