Junia Bretas Junia Bretas 3/10/2015

Respire

Nossa saúde física e emocional tem como base um eficiente controle da mente. Não controlamos os acontecimentos externos, muito menos as pessoas a nossa volta. Nem ao menos sabemos com precisão o que irá acontecer daqui a alguns minutos: se o trânsito estará fluindo, se aquela pessoa irá ligar oferecendo a vaga de emprego, se seu amor será correspondido e até quando... Entretanto existe sim um controle efetivo: o AUTOCONTROLE. Afinal não importa O QUE acontece em sua vida e sim COMO você reage aos acontecimentos.

Detém autocontrole aquele que é um excelente líder de si mesmo. A habilidade de se autogerir com eficiência é a melhor e mais importante de todas. No artigo do mês passado falamos sobre o controle da mente através da consciência plena sobre seus pensamentos e sentimentos, hoje, vamos aprender técnicas de respiração. Afinal controlar a entrada e saída de ar dos seus pulmões isso você pode e deve fazer e controle da respiração significa controle da mente.

Manter um padrão tranquilo de respiração, em que o seu peito, diafragma e abdômen estão relaxados, inalando e expirando, contribui de forma intensa para a gestão eficiente de suas emoções e comportamentos.

Você sabia que o estado mental da RAIVA é totalmente incompatível com a respiração profunda? Ou seja, sua mente não sabe sentir raiva e respirar profundamente ao mesmo tempo. Assim sendo, para amenizar instantaneamente a raiva não bastar "contar até dez" como falamos popularmente, mas sim RESPIRAR contando até dez, respirar profundamente. A raiva vai embora e seu organismo deixa de ser intoxicado pelo estado mental raivoso. Sempre ensino técnicas de respiração em minhas palestras e treinamentos.

É bem provável que você não saiba ainda manter um padrão de respiração regular em momentos de estresse, então essa técnica ensinada por Reg Connolly, Trainer e Master Practitioner de PNL pode ser bem útil:

Como usar a Respiração Tranquila

  1. Preste atenção no movimento natural e sem esforço da sua respiração. Sinta os movimentos e as sensações. (Se necessário, use primeiro duas ou três respirações profundas e audíveis, como um suspiro.)
  2. Preste atenção ao inalar, depois uma pequena pausa, seguida pela expiração natural e depois outra pequena pausa.
  3. Planeje para que a sua respiração se torne mais relaxada e mais lenta. Não force, do contrário terá o efeito oposto. A desaceleração deve ocorrer de forma gradual e suavemente.
  4. Faça isso por cerca de três a dez minutos - prestando atenção em mais nada.

Através da prática você pode descobrir maneiras de utilizar a respiração tranquila como um relaxamento rápido - uma maneira de relaxar rapidamente por alguns momentos. Enquanto você experimenta os diferentes métodos de respiração com o intuito de descobrir que método funciona melhor para você em diferentes situações da sua vida.

Benefícios da Respiração Tranquila

  • Ajuda a neutralizar os efeitos físicos da reação ao estresse.
  • Fornece uma interrupção imediata e reduz a atividade mental frenética ao concentrar a sua atenção em um único assunto, em vez de dispersá-la.
  • Armazena gradualmente o seu estoque exaurido de dióxido de carbono - o seu 'tranquilizante natural'.
  • Permite que você faça uma pausa mental e física sem interromper o que estiver fazendo.
  • Permite que você mantenha o conforto físico embora permaneça mentalmente ativo.

OBS: Essa técnica também pode ser encontrada (texto original em inglês) no artigo Breathing Easy do autor no site Pegasus NLP - Mind-Body Self Help.

Mais uma dica que aprendi com a Psicóloga Gaúcha e Practitioner em PNL Tatiana Marini:

Nosso nariz tem um lado direito e um esquerdo; usamos ambos para inspirar e expirar. Na verdade eles são diferentes: durante uma dor de cabeça, tente fechar a narina direita e usar a esquerda para respirar, dentro de cerca de cinco minutos a dor de cabeça começa a ir embora.

Se você se sente cansado, faço o contrário: feche a narina esquerda e respire pela direita. Num instante sentirá sua mente aliviada e revigorada.

Pessoal, até mês que vem!!!

Quando buscamos nossa evolução espiritual, mental e física somos tomados por uma onda de polaridade positiva, nossa saúde global aumenta, assim como nossa frequência vibratória, aproximando as boas coincidências, atraindo pessoas do bem e transformando nossa própria pele no melhor lugar pra se viver!

Não acredite no que eu digo. EXPERIMENTE

Com carinho,

Junia


Junia Bretas é graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); servidora do Ministério Público de MG; Advanced Trainer e Master Practioner em PNL; considerada um das melhores Palestrantes do Brasil pela Ourives TeD do Rio Grande do Sul; escritora do livro Liderança Estratégica (Ed. Leader SP). Para saber mais clique aqui.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.