Vacinas

Por

Quando e quais vacinas eu devo tomar? As vacinas protegem, evitando que as pessoas tomem medicamentos constantemente e s?o respons?veis pelo aumento da sobrevida do homem

Priscila Magalh?es
Rep?rter
18/01/2008

As vacinas s?o as grandes respons?veis pela preven??o de algumas doen?as e pela erradica??o de outras, no Brasil, como o sarampo, a var?ola e a poliomielite. Elas protegem as pessoas contra uma doen?a espec?fica e n?o existe uma totalmente in?cua e nem totalmente segura. ? o que diz o pediatra, infectologista e membro da Sociedade Brasileira de Imuniza?es (Sbim), Mario Novaes.

"A efic?cia de uma vacina est? entre 85% e 99% e depende de sua conserva??o, da qualidade do produto e do indiv?duo, que pode ter o organismo imuno-incompetente, ou seja, responder mal ? vacina", diz o m?dico.

As d?vidas s?o muitas e v?o desde em que idade tomar at? quantas doses, de quanto em quanto tempo e se causa alguma rea??o. Por isso, ele aconselha a prestar aten??o na idade da pessoa, no n?mero de doses, na proced?ncia da vacina, no prazo de validade e na conserva??o do produto.

Com rela??o ?s doses, Mario diz que existe um n?mero adequado para cada idade. Quanto mais nova a pessoa, mais doses precisa tomar. "Um beb?, por exemplo, precisa tomar um n?mero maior de doses, porque seu organismo responde mal, quer dizer, quando ele tomar a vacina, seu organismo n?o vai produzir a quantidade de anticorpos suficientes para proteg?-lo", explica.

Como elas funcionam

As vacinas incentivam a produ??o de anticorpos a partir de agentes vivos ou inativados. Dessa forma, quando a pessoa entrar em contato com o v?rus ou bact?ria, n?o vai contrair a doen?a.

Quando a vacina ? de agente vivo, o elemento ? inoculado vivo e atenuado. "Isso quer dizer que ele produz a prote??o sem produzir a doen?a", ressalta Mario. Depois de inoculado, o elemento vai se replicar, como se fosse a infec??o, e desencadear a produ??o de anticorpos. "Assim, quando a pessoa se expor ao agente pertinente, a defesa, que j? foi produzida, vai neutraliz?-lo", completa.

No outro caso, os agentes inativados, ou "mortos", s?o inoculados no organismo, que os entende como sendo a doen?a de fato. A partir da?, os anticorpos s?o produzidos para defesa, em caso de cont?gio.

O que elas produzem

Os dois tipos de vacina produzem os sintomas e os sinais da doen?a no organismo de quem foi imunizado. Por?m, para cada caso, isso acontece de forma diferente. O infectologista explica que no caso de inocula??o de agentes ativos, estes sintomas e sinais podem aparecer entre o 5? e o 20? dia ap?s a aplica??o. "Para v?rus ou bact?rias vivos, os sintomas e sinais semelhantes ? doen?a original podem aparecer durante este per?odo, porque ? o tempo necess?rio para entrar no organismo e come?ar a se multiplicar".

Para o caso de inocula??o de v?rus e bact?rias inativados, os sintomas e sinais surgem mais r?pido, de 24 a 48 horas, em m?dia. "Isso acontece, porque a carga de ant?genos, neste caso, ? maior, o que produz efeitos mais r?pidos", esclarece Mario.

Dessa forma, os eventos adversos que podem surgir em conseq??ncia da vacina, v?o aparecer nestes per?odos de tempo. "A rea??o ? muito rara, mas pode acontecer". Elas podem ser dores e vermelhid?o no local da aplica??o, febre, mal estar, com enj?o e dores de cabe?a, e dores no corpo. O m?dico diz que n?o existe nehhum cuidado especial ap?s se vacinar. "Vida normal", garante.

Mas antes de se vacinar, alguns cuidados devem ser tomados. ? importante perceber se o paciente apresenta febre no momento da aplica??o. "Como a imuniza??o pode provocar febre, vamos ficar sem saber qual ? o motivo dela", diz. ? bom que gr?vidas, pacientes HIV positivo, que fazem uso de cortic?ides e aqueles em tratamento de quimioterapia ou radioterapia n?o usem vacinas, a n?o ser em casos de recomenda??o m?dica. "O m?dico deve perguntar o que a pessoa tem ou quais medicamentos ela est? tomando".

Fique atento ?s datas

A Sociedade Brasileira de Imuniza??o tem dispon?vel um calend?rio completo de vacina??o para todas as idades. "? comum as pessoas se preocuparem em vacinar apenas crian?as. Mas adultos e adolesentes tamb?m precisam de imuniza??o", alerta o m?dico.

Clique nos textos abaixo para baixar o calend?rio das vacinas.
? preciso ter instalado o Adobre Acrobat

Informa?es retiradas do site da Sociedade Brasileira de Imuniza?es - http://www.sbim.org.br