• Assinantes
  • Autenticação
  • Gripe A
    Quarta-feira, 9 de setembro de 2009, atualizada às 20h03

    Secretaria de Estado de Saúde confirma sete casos de Gripe A em Juiz de Fora. Comitê Municipal admite seis

    Clecius Campos
    Repórter

    O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), na noite desta quarta-feira, 9 de setembro, aponta que Juiz de Fora tem sete casos confirmados de Influenza A (H1N1). O Comitê Municipal de Enfrentamento à nova gripe confirma apenas o sexto caso da doença na cidade.

    Segundo o presidente do comitê, Ivander Mattos, a informação foi obtida por meio da SES e chegou via fax. "A qualidade do documento está ruim e impossibilita a identificação do paciente", informou pouco antes do fechamento desta nota. Segundo ele, sabe-se que o paciente esteve internado no Hospital Albert Sabin. "Não conseguimos ainda confirmar o sétimo caso apontado pelo governo do Estado."

    No total, Minas tem até o momento, 326 casos confirmados da Influenza A, levando-se em conta o local de residência, mesmo que os registros tenham ocorrido em outros estados. Sob o mesmo critério, são 36 casos de óbitos causados pela doença, sendo três deles no estado de São Paulo e um em Pernambuco. Mais 88 óbitos seguem em investigação.

    Distribuição e dispensação do Tamiflu

    O boletim estadual trouxe ainda informações sobre a distribuição e a dispensação do medicamento oseltamivir (Tamiflu) em Minas Gerais. De acordo com a nota, até o dia 4 de setembro a SES recebeu do Ministério da Saúde (MS) 81.780 tratamentos do medicamento. Destes, 67.310 são destinados a adultos e 14.470 são infantis. Dos tratamentos infantis, 14 mil vieram na forma de matéria-prima que passam por processamento na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório já repassou ao estado 13.657 deles, ou seja, 97,55 %. Até o momento, a SES distribuiu 43.906 tratamentos adultos e 9.618 infantis e emprestou a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás 500 tratamentos infantis (ver gráfico abaixo).

    Movimentação do medicamento oseltamivir em Minas Gerais

    Gráfico sobre dispensação do Tamiflu

    Fonte: Almoxarifado SES/MG e Superintendência de Assistência Farmacêutica/SES/MG
    Dados até 04/09/2009.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.