Segunda-feira, 5 de abril de 2010, atualizada às 17h30

Jovens começam a ser vacinados contra a gripe A a partir desta segunda-feira

Aline Furtado
Repórter

Os jovens com idades entre 20 e 29 anos têm a partir desta segunda-feira, 5 de abril, até o dia 23 deste mês para se vacinarem contra a Gripe A. Segundo estimativas da Secretaria de Saúde (SS), 92.432 jovens deverão receber a dose em Juiz de Fora. Trata-se do grupo prioritário com maior número de pessoas a serem imunizadas.

O segundo grupo considerado prioritário, formado por grávidas, doentes crônicos e crianças entre seis meses e dois anos, teve o calendário de vacinação estendido até o dia 23 de abril devido ao feriado da Semana Santa.

Segundo a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Juiz de Fora, Maria Hélida Pires de Almeida, as pessoas não devem temer possíveis reações provocadas pela vacina. "É normal que ocorra dor leve, além de edema, principalmente nas primeiras 48 horas. Estas reações não requerem atenção médica porque o próprio organismo se incumbe da melhoria. Caso haja incômodo, é possível usar uma compressa fria e, em casos mais intensos, fazer uso de um analgésico."

Quando as reações forem muito intensas, ela lembra que o caso pode ser relatado ao Departamento de Vigilância Epidemiológica. "Até hoje só tivemos duas notificações, o que nos leva a crer que os sintomas têm desaparecido dentro do período esperado." A enfermeira explica que a vacina disponibilizada para gestantes e crianças é diferente daquela destinada aos demais grupos. "No caso de crianças e grávidas, a dose não contém o adjuvante, que é o elemento potencializador da ação do antígeno. Assim, a absorção da vacina é mais lenta e a dor é menor."

Locais de vacinação

A vacina é aplicada nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), na Policlínica de Benfica, no Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente e no PAM Andradas. Nestes dois últimos endereços, as aplicações se destinam apenas às gestantes e às crianças.

No próximo sábado, dia 10, as Uaps estarão abertas entre 8h e 17h para atendimento exclusivo às demandas referentes à vacinação contra a gripe A. Nesta data, será montado um estande no Parque Halfeld para aplicação da vacina. O atendimento será feito entre 8h e 17h.

Próximos grupos

Entre os dias 24 de abril e 7 de maio, a vacinação endêmica integra a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, pretendendo imunizar pessoas com mais de 60 anos contra a gripe comum. Nesta ocasião, os idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza A. A população entre 30 e 39 anos recebe as doses entre 10 e 17 de maio.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes