Mesmo com o vírus da Gripe A, mães devem amamentar os filhos
Leia mais:
As mães que estiverem com o vírus da Gripe A devem continuar amamentando seus filhos. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Pediatria, que afirma não haver risco de transmissão da doença pelo leite materno. O aleitamento também vale para quem está se tratando com o antiviral (Tamiflu).
É preciso, entretanto, que as mães tenham alguns cuidados. Segundo a pediatra e coordenadora do Banco de Leite da AMAC, Márcia Mizrahy, a mãe deve usar máscara e lavar suas mãos e as do bebê, frequentemente, com água e sabão. O álcool em gel só pode ser usado por adultos.
Se a mãe estiver se sentido indisposta, ela pode pedir a uma pessoa para coletar o leite e dar à criança em um copo, previamente esterilizado. A mamadeira não é indicada, pois pode funcionar como veículo de transmissão do vírus, além de contribuir para que o bebê mame de forma errada, podendo até, posteriormente, machucar a mãe durante a amamentação.
"Ainda não há um estudo específico comprovando que o leite materno protege contra o vírus H1N1, mas acredita-se que o alimento possa passar imunidade, já que o recém-nascido cria anticorpos das doenças que a mãe já teve", esclarece.
Márcia ressalta que a amamentação, além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, garante um desenvolvimento mais saudável para os filhos. Ela destaca ainda que as crianças entre seis meses e dois anos devem ser vacinadas.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Em se tratando da H1N1, como medidas cautelares, a mãe que estiver com a gripe deve usar máscara e lavar suas mãos e as do bebê, frequentemente, com água e sabão. O álcool em gel pode ser usado apenas por adultos. É importante, também, evitar o uso de chupetas e mamadeiras. “Estes objetos podem funcionar como veículos de transmissão do vírus, além de contribuírem para que o bebê mame de forma errada, podendo até machucar a mãe durante a amamentação”, esclarece Márcia.
Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação é garantia de um desenvolvimento mais saudável para a criança. Se a mulher estiver debilitada para amamentar, é aconselhável que seja realizada a coleta do leite por alguém sadio, com uso de máscara e as mãos devidamente higienizadas, que deverá oferecê-lo à criança em um copinho previamente esterilizado.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!