Segunda-feira, 10 de maio de 2010, atualizada às 18h

Quase 14 mil doses de vacinas contra gripe são aplicadas em idosos durante o Dia D

Aline Furtado
Repórter

Durante o Dia D de vacinação, realizado no último sábado, 8 de maio, 8.450 idosos receberam a dose da vacina contra a gripe sazonal, ou comum, e 5.537 contra a Gripe A. A data teve como foco pessoas acima de 60 anos.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) de Juiz de Fora, até o momento 16.332 idosos já se imunizaram contra a Influenza A na cidade. Embora o período de vacinação desse grupo tenha começado no último sábado, alguns anteciparam a imunização por serem portadores de doenças crônicas.

Durante o Dia D, além dos idosos, a população que faz parte de outros grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde (MS) pôde ser vacinada. De acordo com balanço parcial do DVEA, foram administradas 6.397 doses.

As vacinas foram aplicadas em 2.310 jovens entre 20 e 29 anos, 173 gestantes, 135 crianças entre seis meses e dois anos incompletos, 2.845 pessoas com doenças crônicas e graves até 59 anos, 166 trabalhadores da área de saúde, além de 768 adultos entre 30 e 39 anos. Segundo o balanço parcial, 20.384 doses de vacinas contra a Gripe A e contra a gripe comum foram aplicadas durante o Dia D.

Últimos dias

A quinta e última etapa da imunização teve início nesta segunda-feira, 10 de maio, e prossegue até o dia 21 de maio, vacinando adultos entre 30 e 39 anos. A expectativa da Secretaria de Saúde (SS) é de que 79.658 adultos pertencentes a esta faixa etária sejam imunizados em Juiz de Fora.

No dia 21 de maio, será encerrada a vacinação de idosos contra a gripe comum e contra a Gripe A. Além disso, os demais grupos prioritários que ainda não foram imunizados terão até a próxima sexta-feira, dia 14, para receberem a vacina. As doses estão sendo aplicadas em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no PAM Marechal (apenas no caso dos idosos) e na Clínica Especializada, que fica na rua Espírito Santo, 1023.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.