N?mero de casos de dengue em JF preocupa autoridades Casos confirmados em laborat?rios j? s?o 311, a solu??o
encontrada ? aumentar as campanhas de preven??o

Thiago Werneck
Rep?rter
21/11/2007

Uma intensifica??o na campanha de preven??o da dengue com a conscientiza??o da popula??o para prevenir a dengue. Essa foi a sa?da a apontada para combater a prolifera??o da doen?a em Juiz de Fora. O tema foi debatido nessa quarta-feira, dia 21 de novembro, na C?mara Municipal de Juiz de Fora e os vereadores questionaram a prefeitura sobre quais as medidas estavam sendo tomadas.

A import?ncia do assunto motivou a reuni?o e duas quest?es principais foram levantadas em rela??o as a?es do governo municipal: se os carros cedidos pelo Minist?rio da Sa?de est?o sendo utilizados em servi?os de combate a prolifera??o do mosquito transmissor e se os agente s?o concursados, como exige a lei federal.

De acordo com o Subsecret?rio de Sa?de em Aten??o B?sica e Secund?ria, Jos? Geraldo (foto abaixo), todos os ve?culos s?o utilizados no combate ao mosquito transmissor da dengue. "Alguns carros s?o usados de forma direta e outros indiretamente, mas todos est?o empenhados no combate a dengue", garantiu.

foto de Maximiliano Em rela??o ao concurso dos agentes de sa?de, Jos? Geraldo foi claro ao dizer que eles n?o s?o concursados. "Foram contratados em car?ter emergencial para atender uma demanda do munic?pio, mas j? estamos providenciando um concurso para regularizar essa situa??o", alega.

Para o sub-scret?rio, a solu??o do problema n?o se resume as a?es governamentais do munic?pio, estado ou Minist?rio da Sa?de. "A popula??o tem que tomar cuidados que impe?am a prolifera??o do mosquito. N?o deixar pneus expostos a chuva, esvaziar o suporte de vasos de flor e medidas que n?o deixem ?gua parada acumulada", destacou.

Foi o vereador Rodrigo Mattos (foto ao lado) que questionou Jos? Geraldo sobre a quest?o dos carros e do concurso. Segundo ele, ? preciso confiar na palavra do sub-secret?rio. "Eu n?o tenho formas de comprovar essa situa??o dos carros. Temos que acreditar no subsecret?rio e dar credibilidade ao que ele disse", avaliou.

foto de Jane Para o vereador a prefeitura deve montar um esquema de campanha de preven??o com a verba que recebeu do Minist?rio da Sa?de. "Juiz de Fora recebeu R$ 100 mil para combater a dengue, sendo que R$ 33 mil ser?o entregues agora. A prefeitura deve investir em p?sters em postos de sa?de, campanhas publicit?rias na televis?o para conscientizar a popula??o. Parte dessa verba deve ser destina a isso", observou.

Segundo a assessoria de comunica??o da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, esse trabalho de campanha de preven??o j? ? realizado. Por?m, ele acontece de forma diferente. Agentes de sa?de visitam fam?lias em suas casas e passam medidas preventivas. Al?m disso, dia 8 de dezembro, deve ser considerado o Dia "D" de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Nessa data, 1500 escoteiros v?o distribuir panfletos explicativos e dar dicas de como se prevenir da doen?a e n?o deixar ?gua parada nos arredores das casas. Outra proposta apresentada da c?mara foi a do envolvimento de l?deres comunit?rios na campanha de preven??o. Eles ficariam respons?veis por conscientizar a popula??o das medidas a serem tomadas.

A preven??o da dengue em Juiz de Fora

De acordo com Jos? Geraldo, em 2007, at? essa ter?a-feira, dia 21 de novembro, foram realizadas 107.303 visitas em Juiz de Fora, para identificar focos do mosquito e fazer o tratamento qu?mico para evitar sua reprodu??o.

At? essa mesma data 311 casos foram registrados em laborat?rio, pela Secretaria Municipal de Sa?de, sendo que quatro progrediram para estado mais grave. Al?m disso, outros 50 importados de outras cidades e 11 aguardam confirma??o de laborat?rio. Em nenhum deles, houve caso de dengue hemorr?gica, situa??o mais grave da doen?a.

Os dados ainda chamam a aten??o para as visita feitas em pontos estrat?gicos. Ao todo fora em 6.386 vistorias em locais como ferro velho, borracharias e floriculturas que, segundo o sub-secret?rio, s?o monitorados de 15 em 15 dias na cidade.

Os bairros que recebem os carros que distribuem o veneno que elimina o mosquito s?o aqueles em que existem casos suspeitos ou confirmados da doen?a. De acordo com a prefeitura, esse ve?culo j? fez 168 ciclos em bairros diferentes da cidade.

Al?m disso, 3057 pneus, um dos principais reservat?rios para reprodu??o do mosquito fora recolhidos pelo Ecoponto, local espec?fico para coleta de pneus da Usina de Reciclagem de Lixo do Demlurb.

Ainda segundo informa?es da prefeitura a equipe de educa??o em sa?de do departamento de vigil?ncia epidemiol?gica forma parcerias com profissionais da sa?de das UBS de Juiz de Fora. Assim s?o desenvolvidas atividades nas escolas e h? mobiliza??o de l?deres para serem multiplicadores do combate ao mosquito.