Sexta-feira, 25 de janeiro de 2008, atualizada ?s 10h

"Caminhada Orientada" ? uma op??o para quem quer entrar em forma


Renata Solano
*Colabora??o

Coordenado pelo professor Jos? Marques, o Programa "Caminhada Orientada" chega ? sua 4? edi??o. O objetivo do projeto ? conscientizar a popula??o sobre a import?ncia do exerc?cio f?sico al?m de oferecer a oportunidade para que elas se exercitem com orienta??o profissional.

Tanto os adeptos ao esporte quanto as pessoas que precisam iniciar uma atividade f?sica podem participar do programa que possui duas sess?es semanais: segunda e quarta-feira ou ter?a e quinta-feira.

Os hor?rios dispon?veis s?o de 7h30 ?s 8h20 ou de 8h30 ?s 9h20, pela manh?, e a tarde de 17h10 ?s 18h ou de 18h10 ?s 19h. A mensalidade ? de R$ 20 para os integrantes da comunidade acad?mica e de R$ 35 para a comunidade em geral.

Para participar, os alunos devem fazer uma an?lise cl?nica anterior. Este exame ? realizado no Laborat?rio de Educa??o F?sica, localizado no Hospital Universit?rio da UFJF. "As avalia?es do paciente permitem classificar a pot?ncia aer?bia e planejar suas atividades", explica Jos? Marques.

Atrav?s de exames f?sicos e cardiol?gicos, os praticantes realizam a medi??o de estatura, peso, freq??ncia card?aca, press?o arterial e a avalia??o postural. A partir dessas medidas, s?o tra?adas as condi?es ideais para a pr?tica do exerc?cio. Os exames s?o todos orientados por estudantes de medicina, fisioterapia, enfermagem, farm?cia e educa??o f?sica.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF