Quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 13h

Cerca de 30% da popula??o de Juiz de Fora ? fumante



Renata Solano
*Colabora??o

Segundo a assistente social do Servi?o de Controle, Preven??o e Tratamento do Tabagismo (Secoptt) da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), H?lia Dias, cerca de 30% da popula??o juizforana ? fumante.

"? dif?cil mensurar um n?mero, n?o h? pesquisas sobre isso, mas essa rela??o ? feita de acordo com o n?mero de habitantes do pa?s e o n?mero de habitantes dos munic?pios, ? como se fosse uma regra de tr?s simples", comenta H?lia.

Muitos problemas de sa?de s?o decorrentes do consumo do tabaco, por isso h? uma preocupa??o com o uso indiscriminado de cigarros e cigarrilhas. "H? uma lei que impede que os fumantes fa?am uso desses produtos em locais p?blicos, a menos que seja feito em espa?os destinados para isso", comenta a assistente social do Hospital Universit?rio, Ana L?cia Vargas.

O ministro Jos? Gomes Tempor?o informou que um projeto para banir os fum?dromos em todo pa?s vai enviado ao Congresso Nacional at? o final do m?s de fevereiro, mas Ana L?cia acredita que essa medida ? paliativa.

"Deve ser preservado para os fumantes o direito de fumar, ? uma op??o dessas pessoas, mas ao mesmo tempo, ? preciso que seja respeitado o direito das pessoas que n?o gostam da fuma?a. Os fum?dromos n?o s?o ideais uma vez que n?o respeitam o pr?ximo", afirma Ana L?cia.

Para ela, o fumante passivo acaba ingerindo a fuma?a do cigarro e, dessa forma, fica exposto aos riscos da nicotina e do tabaco. "O risco aumenta de acordo com o per?odo e o n?vel de exposi??o da pessoa ? fuma?a", comenta.

Segundo H?lia, em Juiz de Fora h? servi?os privados de atendimento ao fumante como consult?rios particulares, cl?nicas de tratamento e planos de sa?de. "No servi?o p?blico acontece da seguinte maneira: O Minist?rio da Sa?de criou um programa nacional de combate ao tabaco e os munic?pios de m?dio porte, como Juiz de Fora, criaram uma coordena??o que oferece capacita??o para as unidades de sa?de que oferecem o tratamento caso cumpram as exig?ncias do minist?rio", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF