• Assinantes
  • Sexta-feira, 11 de abril de 2008, atualizada às 18h30

    Juiz de Fora participa do Dia de Mobilização de Combate à Dengue



    Daniele Gruppi
    Repórter

    Juiz de Fora participa, nesta terça-feira, dia 15 de abril, do Dia de Mobilização de Combate à Dengue, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria, o objetivo é que Minas Gerais fique em alerta contra à doença. No ato vão ser acordadas ações de prevenção e combate à dengue. A cidade vai estar ligada ao evento atráves de uma videoconferência, que transmitirá palestras. Na ocasião, também vai distribuído o protocolo de febre hemorrágica para os 46 mil médicos do estado.

    A Secretaria Muncipal de Saúde informa que em Juiz de Fora, existem 295 notificações, sendo 26 casos de pessoas infectadas no município, outras 24 que teriam contraído a doença em outro local, 11 descartados e os outros ainda sem confirmação. A Secretaria Estadual, entretanto, diz só ter 178 notificações registradas e não confirmou os números de casos, por nova política de só trabalhar com notificações.

    Bairro Santa Cruz faz manifestação

    Os moradores do bairro Santa Cruz fizeram passeata contra dengue, nesta sexta-feira, dia 11 de abril. Segundo a assistente social, Luzia de Oliveira, a manifestação foi feita com muito barulho e contou com cartazes, faixas e carros de som.

    "É importante alertar a comunidade sobre a doença, principalmente, se considerarmos que o bairro está próximo à BR (ponto de entrada e saída de pessoas) e nele há um distribuidor de alimentos, que recebe com freqüência caminhões com frutas e legumes. Os veículos podem trazer a larva dos mosquito para a cidade".

    Segundo ela, outra ação no bairro que tem sido feito para o combate à dengue é a chamada Tarde da Saúde, promovida pela Unidade Básica de Saúde do local. Trata-se de reuniões com a população para esclarecer as dúvidas em relação a vários assunto. "Nos últimos encontros só focamos a doença. Não podemos ficar passivos diante dela. Já encontramos larva e mosquito no bairro".

    Movimento Nacional

    O ministério da Saúde se reuniu na quinta-feira, dia 10, em Brasília, para montar uma estratégia de prevenção e de enfrentamento da dengue em 2009. Entre as medidas que estão sendo avaliadas, está a criação de uma Força Nacional para situações de emergência, sugerida pelos secretários estaduais de saúde.

    Como resultado do encontro, Temporão vai anunciar, em breve, uma estratégia de mobilização de governadores, prefeitos e escolas de todo país em torno da necessidade de ações intersetoriais e permanentes para manter a dengue sob controle.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720