Ter?a-feira, 15 de abril de 2008, atualizada ?s 11h50

JF pretende vacinar mais de 40 mil idosos na campanha contra gripe



Marinella Souza
*Colabora??o

A 10? edi??o da Campanha Nacional de Vacina??o do Idoso contra a Gripe come?a no pr?ximo dia 26 de abril e vai at? o dia 09 de maio. Em Juiz de Fora, a vacina??o acontece a partir de 8h, no sal?o do Pr?-Idoso (Rua Esp?rito Santo 434, Centro).

A vacina tamb?m vai estar dispon?vel em todas as Unidades B?sicas de Sa?de (UBS's) e ? indicada para pessoas com 60 anos ou mais, que devem levar o cart?o vacinal para receber a dose. Quem n?o tiver o documento deve levar a carteira de identidade.

A meta do Minist?rio da Sa?de ? imunizar 14,5 milh?es de brasileiros acima de 60 anos, cerca de 80% da popula??o. Em Juiz de Fora o percentual corresponde a 43,7 mil pessoas, dos 54,6 mil idosos residentes na cidade. Aqueles que tiveram dengue recentemente devem aguardar estabiliza??o do quadro antes de tomar a vacina.

Todos devem se vacinar contra a gripe, mesmo que j? tenham tomado a dose ano passado, j? que a vacina diminui o risco de complica?es mais graves, como as pneumonias, em decorr?ncia da gripe. No ano passado, 40,2 mil idosos foram imunizados, o que representa um percentual de 73% do p?blico-alvo.

A vacina contra a gripe reduz 50% dos casos da doen?a e 32% das hospitaliza?es por pneumonia. Outras doen?as respirat?rias tamb?m apresentam significativa redu??o com a vacina.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF