• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Quarta-feira, 04 de junho de 2008, atualizada às 18h17

    Quase três mil pessoas morreram por câncer em quatro anos em JF



    Priscila Magalhães
    Repórter

    Entre os anos de 2001 e 2005, 2.692 pessoas morreram por causa do câncer em Juiz de Fora, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Em Minas Gerais, o número é de 76.293 pessoas no mesmo período. Os tipos de câncer mais incidentes, no estado, segundo a SES, são o de pulmão, estômago, esôfago, próstata e cólon e reto.

    Segundo o oncologista geral José Lucas Pereira Junior, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, nas mulheres brasileiras, os tipos mais incidentes são o de pele, mama, colo do útero, cólon e reto e pulmão. Nos homens brasileiros, o de pele também ocupa o primeiro lugar, seguido pelo de próstata, pulmão, estômago e cólon e reto.

    Segundo ele, o que mais mata as mulheres, atualmente, é o de de mama, que ultrapassou o de pulmão. Para ele, o fato de os homens consumirem mais cigarro e bebida alcoólica do que as mulheres explica a maior incidência de câncer de pulmão e estômago no sexo masculino. Além disso, ele diz que outros tipos, como o de mama e colo do útero, tem atingido bastante as mulheres.

    Ele alerta que o importante é a prevenção, fazendo uso de alimentação saudável, praticando exercícios físicos e evitando cigarro e bebida alcoólica. Porém, ele diz cita a dificuldade em mudar os hábitos como fator importante para o desenvolvimento da doença. "O estresse do dia-a-dia e a correria impedem a mudança de hábitos. Além disso, o cigarro ainda passa uma sensação de independência", completa.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.