Sexta-feira, 08 de agosto de 2008, atualizada ?s 11h44

Hemominas realiza cadastro de doadores de medula ?ssea



* Da Reda??o

A Funda??o Hemominas de Juiz de Fora realiza campanha para cadastro de candidatos ? doa??o de medula ?ssea na Escola T?cnica de Enfermagem e Instrumenta??o Cir?rgica Elizabeth Rombach (Rua Batista de Oliveira, n? 680, centro). A a??o acontece nos dias 12 e 13 de agosto, a partir das 19h.

A equipe de capta??o do Hemocentro Regional de Juiz de Fora vai ministrar uma palestra de conscientiza??o aos alunos e funcion?rios da escola. Ap?s a palestra todos os interessados poder?o se cadastrar como candidatos ? doa??o de medula. A expectativa ? de que, nos dias de campanha, cem pessoas sejam cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula ?ssea (Redome).

Quem pode doar?

O candidato ? doa??o de medula ?ssea deve ter entre 18 e 55 anos, boa sa?de e n?o apresentar doen?as, como as infecciosas ou as hematol?gicas. No dia da coleta, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doa??o e, em seguida, doa uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que ser? submetida ao exame de classifica??o da medula (HLA) e enviado ao Redome.

Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos v?o garantir a efetiva??o da doa??o. Na hora do cadastro, ? indispens?vel apresenta??o da carteira de identidade ou da carteira de trabalho.

No momento da doa??o da amostra de sangue, o doador assina um Termo de Consentimento onde os seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogen?tica ser?o inclu?dos no Redome, coordenado pelo Laborat?rio de Imunogen?tica do Instituto Nacional do C?ncer - Inca, do Minist?rio da Sa?de.

*Informa?es baseadas em release enviado pelo Hemominas