Quarta-feira, 11 de agosto de 2008, atualizada ?s 16h05

Anvisa vai registrar produtos usados em tatuagens



Priscila Magalh?es
Rep?rter

A medida publicada na ?ltima sexta-feira, 08 de agosto, pela Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa), que prev? o registro de materiais usados em tatuagens, ? visto pelo tatuador Carlos Fernandes de Lima como positiva.

"N?s mesmos, os tatuadores, est?vamos batalhando para isso. ? uma forma de normalizar e um caminho para que nossa trabalho vire uma profiss?o", diz. Al?m disso, Carlos pensa na sa?de de quem tem o corpo tatuado. "Isso vai inibir coisas erradas que vemos por a?. Tem gente que tatua com tinta de pintar paredes", completa.

Os tatuadores t?m 180 dias para se adequarem ?s novas normas, que vale para tintas, aparelhos, agulhas, entre outros objetos. Carlos diz que, atualmente, a vigil?ncia sanit?ria do munic?pio ? a respons?vel por fiscalizar os est?dios. Entretanto, ele acha que as visitas deveriam ser mais freq?entes. "Agora, com a normaliza??o, isso deve acontecer".

H? 26 anos no mercado, Carlos come?ou tatuando com agulha de costura e nanquim. Entre os cuidados de higiene est?o a esteriliza??o dos objetos usados, o uso de agulhas e luvas descart?veis, o n?o reaproveitamento da tinta e a preocupa??o com o lixo. "Separo o que ? lixo comum e o que ? lixo proveniente das tatuagens, pois esse cont?m sangue e instrumentos que n?o podem cair nas m?os de catadores", diz.