Pinha Fruta-do-conde, ata ou cabe?a-de-negro s?o variedades de nomes desta fruta

Renata Solano
Colabora??o*
13/09/2007
Mais frutas:

A pinha tem uma polpa formada por gomos com sementes escuras e compridas envoltas pela massa comest?vel. Essa parte ? doce, quase sem nenhuma acidez. Por conter muito a?car, a fruta n?o ? recomendada para quem faz regime de emagrecimento.

A ?rvore que produz essa fruta ? da fam?lia das anon?ceas e chegou ao Brasil em 1626, trazida pelo conde de Miranda, por isso, em grande parte do pa?s, a pinha ? conhecida como fruta-do-conde.

Para come?ar a dar frutos, a ?rvore precisa de, em m?dia, tr?s anos. ? uma planta pequena origin?ria das Antilhas, com muitos galhos, que atinge at? cinco metros de altura. Seu fruto, a pinha, tem de sete a dez cent?metros de di?metro.

Ata-cear? ou pitaguari ? a variedade da fruta que n?o tem semente, mas ela ainda ? pouco difundida. A pinha ? conhecida tamb?m como ata ou cabe?a-de-negro. O clima ideal para a sua produ??o ? o calor e a esta??o seca bem definida.

A polpa da fruta-do-conde ? mais consumida in natura. Nesse caso, fica mais saborosa se estiver ligeiramente gelada. Para us?-la na culin?ria, os pequenos gomos devem ser passados por uma peneira para separar as sementes da polpa. Seu uso ? indicado para fazer sucos, doces ou sorvetes.

Al?m disso, o pur? obtido pela separa??o da massa e da semente pode ser utilizado em molhos, musses e sufl?s, podendo ser servido com carne assada ou fil? de peixe grelhado. Al?m de cremes doces para bolos e tortas.

Onde e como escolher sua fruta

A fruta pode ser encontrada nas feiras e supermercados. O feirante Cl?udio Marinho d? as dicas de como comprar uma pinha boa: "Escolha frutas bojudas de colora??o verde-clara, quando n?o s?o para consumo imediato. Para confirmar se est?o maduras atrav?s da maciez, pressione a casca levemente, pois n?o resistem ? forte press?o e se rompem. As frutas prestas n?o s?o para consumo, podem ser usadas para retirar as sementes a fim de us?-las para planta??o".

foto da fruta foto de frutas

Para amadurecer em casa, basta deix?-las em cesto arejado em local protegido da luz at? que fiquem macias. Para apressar o amadurecimento, embrulhe as frutas em jornal.

A pinha ? boa fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo das prote?nas, carboidratos e gorduras, ? aconselh?vel para incrementar o card?pio com vitaminas e sais minerais.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.