• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Segunda-feira, 12 de janeiro de 2009, atualizada às 19 h

    Otites são frequentes no verão. Aumento da incidência chega a 50%, diz médico


    Daniele Gruppi
    Repórter
    Madalena Fernandes
    Revisão

    No verão, as pessoas querem se divertir e refrescar do calor. Frequentam piscinas, cachoeiras e praias, ambientes que podem provocar as otites, consideradas as grandes vilãs da estação mais quente do ano.

    Segundo o otorrino Leonardo Ramos Soares a incidência nessa época chega a aumentar 50%. Ele explica que a otite é uma inflamação nos ouvidos. Existem dois tipos: a média, que atinge as pessoas, principalmente, depois de gripes e resfriados, e a externa. O excesso de água no ouvido devido aos banhos de piscina ou mar dissolve a cera que funciona como protetora contra bactérias e fungos, provocando a inflamação. As otites externas causadas por fungos são chamadas de otomicoses.

    Soares afirma que os principais sintomas das otites são dor no ouvido e sensação de ouvido entupido. Se for otomicose, há também a sensação de coceira. O médico aconselha a procurar o especialista, pois quanto mais tempo a água ficar parada no ouvido, mais grave pode ficar a lesão. "A dor se torna intensa, podendo levar a formação de pus e, em consequência, à perfuração do tímpano."

    O tratamento é feito com antibióticos ou antifungos tópicos, ou seja em gotas, ou com medicamentos via oral. Para quem não consegue ficar longe da água, Soares recomenda usar tampão de silicone e secar a orelha apenas com a ponta da toalha. A pessoa que sentir a água no ouvido, deve inclinar a cabeça para ambos os lados, apertando a orelha em diferentes direções para que a água escorra.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.