• Assinantes
  • Autenticação
  • Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009, atualizada às 15h07

    Cidades de Minas estão em alerta por causa da dengue


    Guilherme Arêas
    Repórter
    Madalena Fernandes
    Revisão

    Após Juiz de Fora registrar o maior índice de infestação de dengue de todos os tempos (2,75%), apontado pelo primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2009, outras cidades mineiras também estão em alerta para os riscos de proliferação do mosquito.

    Dos 25 municípios que participaram do último levantamento realizado pelo governo estadual, oito encontram-se com risco de surto de dengue, com índices de infestação superiores a 3,9%.

    Em Governador Valadares, o índice chega a 8%, seguido de Vespasiano, com 7,7%, Coronel Fabriciano (6,9%), Ipatinga (6,8%), Montes Claros (4,7%), Sete Lagoas (4,5%), Timóteo (4,2%) e Belo Horizonte (3,9%).

    Assim como Juiz de Fora, outras 13 cidades estão em estado de alerta, com índice variando entre 1 e 3,8%. Grande parte dos focos de dengue (85%) encontrados estavam em residências.

    De acordo com o governo do estado, cerca de R$ 15 milhões foram repassados pela União a Minas Gerais no final de 2008. Outros R$ 3,7 milhões vieram do próprio estado para as ações de prevenção e combate à dengue entre 2008 e 2009.

    Atividades contra a dengue em JF

    Nesta quinta-feira, 29 de janeiro, os moradores do Nossa Senhora Aparecida, bairro que registrou um dos maiores índices de infestação na cidade, 5,6%, realizam a Passeata em favor da paz e pela vida - Contra a Dengue.

    O evento é organizado pelos agentes comunitários e pela equipe de profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. A passeata começa às 9 h da manhã, na UBS, e vai percorrer as principais ruas da região.

    No sábado, 31, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora prepara o Dia D Contra a Dengue. O evento vai contar com um trio elétrico e dois caminhões do Corpo de Bombeiros, que levarão o mascote Foguinho, além de veículos de várias secretarias municipais. O prefeito Custódio Mattos vai participar da caravana, junto com um grupo de teatro e personagens circenses.

    A carreata começa às 8 h, no Terreirão do Samba, e segue por vários bairros de Juiz de Fora, principalmente os que apresentaram os maiores índices de infestação, como Manoel Honório, Marumbi, Santa Rita e Progresso (veja os mapas das regiões).

    À tarde, a caravana segue para o Estádio Municipal, onde acontece o jogo entre Tupi e Atlético. De acordo com a PJF, o objetivo é chamar atenção da sociedade para o perigo iminente de uma epidemia de dengue.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720