Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009, atualizada ?s 15h07

Cidades de Minas est?o em alerta por causa da dengue


Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Ap?s Juiz de Fora registrar o maior ?ndice de infesta??o de dengue de todos os tempos (2,75%), apontado pelo primeiro Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypti (Liraa) de 2009, outras cidades mineiras tamb?m est?o em alerta para os riscos de prolifera??o do mosquito.

Dos 25 munic?pios que participaram do ?ltimo levantamento realizado pelo governo estadual, oito encontram-se com risco de surto de dengue, com ?ndices de infesta??o superiores a 3,9%.

Em Governador Valadares, o ?ndice chega a 8%, seguido de Vespasiano, com 7,7%, Coronel Fabriciano (6,9%), Ipatinga (6,8%), Montes Claros (4,7%), Sete Lagoas (4,5%), Tim?teo (4,2%) e Belo Horizonte (3,9%).

Assim como Juiz de Fora, outras 13 cidades est?o em estado de alerta, com ?ndice variando entre 1 e 3,8%. Grande parte dos focos de dengue (85%) encontrados estavam em resid?ncias.

De acordo com o governo do estado, cerca de R$ 15 milh?es foram repassados pela Uni?o a Minas Gerais no final de 2008. Outros R$ 3,7 milh?es vieram do pr?prio estado para as a?es de preven??o e combate ? dengue entre 2008 e 2009.

Atividades contra a dengue em JF

Nesta quinta-feira, 29 de janeiro, os moradores do Nossa Senhora Aparecida, bairro que registrou um dos maiores ?ndices de infesta??o na cidade, 5,6%, realizam a Passeata em favor da paz e pela vida - Contra a Dengue.

O evento ? organizado pelos agentes comunit?rios e pela equipe de profissionais que atuam na Unidade B?sica de Sa?de (UBS) do bairro. A passeata come?a ?s 9 h da manh?, na UBS, e vai percorrer as principais ruas da regi?o.

No s?bado, 31, a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora prepara o Dia D Contra a Dengue. O evento vai contar com um trio el?trico e dois caminh?es do Corpo de Bombeiros, que levar?o o mascote Foguinho, al?m de ve?culos de v?rias secretarias municipais. O prefeito Cust?dio Mattos vai participar da caravana, junto com um grupo de teatro e personagens circenses.

A carreata come?a ?s 8 h, no Terreir?o do Samba, e segue por v?rios bairros de Juiz de Fora, principalmente os que apresentaram os maiores ?ndices de infesta??o, como Manoel Hon?rio, Marumbi, Santa Rita e Progresso (veja os mapas das regi?es).

? tarde, a caravana segue para o Est?dio Municipal, onde acontece o jogo entre Tupi e Atl?tico. De acordo com a PJF, o objetivo ? chamar aten??o da sociedade para o perigo iminente de uma epidemia de dengue.