Segunda-feira, 16 de mar?o de 2009, atualizada ?s 19h

Juiz de Fora j? registra 20 casos de dengue em 2009


Da Reda??o

Mais cinco casos de dengue foram divulgados nesta segunda-feira, 16 de mar?o. O Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica da Secretaria de Sa?de contabiliza, at? o momento, 20 casos em Juiz de Fora em 2009. O levantamento revela, ainda, que foram feitas 116 notifica?es de suspeitas de dengue na cidade, com 85 casos descartados. Outras 11 pessoas aguardam o resultado do exame. Do total confirmado, 11 registros foram aut?ctones (contra?dos na cidade), oito importados e um com local de infec??o indeterminado.

As ocorr?ncias de dengue aut?ctone foram nos bairros Monte Castelo (2), Marumbi, Progresso, Parque Guarani, Santa Terezinha, Bairu (2), S?o Pedro (na localidade de Adolfo Vireque), Santa Cec?lia e Manoel Hon?rio. Os casos contra?dos fora da cidade aconteceram nos bairros Granbery, Dom Bosco, Bairro Industrial, Vale do Ip? (2), Linhares, Grama e Mundo Novo. O caso indeterminado ocorreu no bairro Fontesville, na Zona Norte. (Veja os mapas das localidades)

Em 2008, durante todo o m?s de mar?o, Juiz de Fora registrou 61 casos da doen?a, sendo um caso hemorr?gico, que resultou em ?bito. Desse total, 35 foram aut?ctones. Por?m, apesar de os n?meros deste ano parecerem mais favor?veis, a participa??o efetiva da sociedade ainda ? necess?ria, pois o risco de epidemia continua.

Uma nova carreata j? est? agendada para o dia 21, s?bado, quando moradores de parte da Zona Norte receber?o a visita do Mosquit?o e da Boneca Trapilha. Eles v?o encenar uma pe?a teatral educativa. Tamb?m neste dia ser?o distribu?dos panfletos explicativos sobre como evitar o mosquito em resid?ncias e estabelecimentos comerciais.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes