Juiz de Fora tem 22 casos de dengue

As informa?es abaixo foram enviadas pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora 19/3/2009

O Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica da Secretaria de Sa?de contabilizou, nesta quinta-feira, dia 19, mais dois casos de dengue em Juiz de Fora, somando um total de 22 em 2009. Eles s?o aut?ctones, ou seja, contra?dos na pr?pria cidade, sendo um no bairro Santa Cruz e outro no bairro Santa Terezinha. O levantamento revela, ainda, que foram feitas 110 notifica?es, e n?o 116 como fora divulgado, com 81 casos descartados.

A situa??o, segundo a Secretaria de Sa?de, continua sob controle, tendo sido registrado at? o momento apenas cerca de um ter?o do que foi confirmado em todo o m?s de mar?o do ano passado. Mas ela alerta que apenas os esfor?os despendidos pela Prefeitura n?o s?o suficientes para manter esse quadro, sendo necess?rio o engajamento de toda a sociedade.

Seguindo orienta?es da Secretaria de Estado da Sa?de, a Secretaria Municipal j? est? dando in?cio ao seu plano de conting?ncia, para o caso de uma epidemia da doen?a. Os trabalhos consistem no ajustamento dos planos dos anos de 2007/2008. No pr?ximo dia 26 haver? uma ampla reuni?o para se fazer a readequa??o das a?es, que visam atender n?o s? aos pacientes de Juiz de Fora, como tamb?m ?queles de munic?pios da microrregi?o pactuada.

De acordo com o subsecret?rio de Aten??o Prim?ria, Cl?udio Reis, este aspecto ? preocupante, porque o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, n?o conhece fronteiras e tamb?m n?o se sabe ainda como est? a situa??o nesses munic?pios. ?Temos que estar preparados?, afirmou.

No pr?ximo s?bado, dia 21, haver? uma carreata de mobiliza??o em parte da Zona Norte alertando os moradores sobre como evitar o mosquito da dengue. Na segunda-feira, ter? in?cio o Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypti (LIRAa), bem como a leitura das mais de mil armadilhas instaladas no munic?pio, para se ter conhecimento das localidades mais afetadas e, assim, direcionar a elas o trabalho de vistoria, coloca??o de inseticida e conscientiza??o. Todas essas a?es do poder p?blico t?m como finalidade reduzir a infesta??o da dengue, que, no ano passado, chegou a ter mais de 500 casos confirmados.