• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Sexta-feira, 20 de março de 2009, atualizada às 18h33

    Mutirão oferece exame preventivo da doença renal crônica de graça


    Clecius Campos
    Repórter

    Um mutirão para prevenção da doença renal crônica será realizado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste sábado, dia 21 de março. A iniciativa é da Liga Acadêmica de Prevenção de Doenças Renais da UFJF (Pre-Renal). De acordo com a presidente, Flaviane de Freitas Palma, o atendimento é gratuito e destinado a toda a população local. Integrantes da Pre-Renal irão realizar exames de urina e glicose, além de verificar a pressão arterial, o peso, a altura e o índice de massa corpórea dos pacientes.

    O atendimento será oferecido a pessoas maiores de 18 anos, nas tendas que serão montadas próximo à sede do Diretório Central de Estudantes (DCE). "Esperamos atender cerca de 200 pessoas. Usaremos as tendas para os atendimentos e banheiros químicos para a coleta da urina", informa Flaviane.

    O objetivo do mutirão é diagnosticar a doença em fase inicial, evitando chegar a estágios mais avançados. A presidente afirma que, em caso de falência renal, o único recurso é o processo de hemodiálise. "É um tratamento sacrificante para o paciente. Ele precisa de ir ao hospital pelo menos três vezes na semana. Além disso, é um procedimento muito caro para o SUS", explica.

    De acordo com Flaviane, pessoas com altos índices de glicose e pressão arterial elevada estão no grupo de risco da doença. "Muitas vezes, o tratamento de problemas como esses não contempla a manutenção da saúde renal do indivíduo. Glicose e pressão alta podem significar alguma alteração nos rins, que precisa ser tratada", diz.

    Flaviane afirma que os resultados dos exames feitos no mutirão saem na hora. Dependendo da situação do paciente, é realizada uma orientação individualizada sobre hábitos saudáveis a serem seguidos. "Se detectarmos algum caso da doença, o procedimento será encaminhar o paciente para o ambulatório da Pre-Renal e realizar exames mais complexos", diz.

    Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.