Pessoas com comorbidade e deficiência permanente entre 18 e 40 anos seráo vacinadas contra

Por

Pessoas com comorbidade e defici?ncia permanente entre 18 e 40 anos ser?o vacinadas contra

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) pretende terminar a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 em todas as pessoas com comorbidades e deficiência permanente listadas como prioritárias até o final da próxima semana. Esta nova etapa será iniciada na segunda-feira, 24, e, ao longo da semana, a imunização será dividida por faixas etárias e realizada no Sport Club JF e no RU (Centro) da UFJF. O calendário foi feito desta maneira para mais pessoas receberem sua dose da vacina e com um menor período de espera. 

Na segunda-feira, 24, serão vacinadas as pessoas com comorbidade e deficiência permanente de 36, 37, 38 e 39, exclusivamente no Sport Club, das 8h às 16h. A partir da terça-feira, 25, a imunização será dividida entre o Sport Club e o RU, com aplicação das vacinas das 8h às 16h em ambos os locais, seguindo divisão etária para melhor atendimento ao público-alvo.

Na terça-feira, dia 25, pessoas com comorbidade ou deficiência permanente com 34 e 35 serão vacinadas no Sport Club, enquanto aquelas de 32 e 33 anos receberão a primeira dose do imunizante no RU Centro. Na quarta, 26, pessoas com 30 e 31 anos serão vacinadas no Sport, e aquelas com 28 e 29 devem ir ao RU. Já na quinta, 27, será a vez das pessoas com 26 e 27 anos receberem o imunizante no Sport, enquanto as de 24 e 25 anos o fazem no RU. Para finalizar a imunização por faixas etárias das pessoas com comorbidade e deficiência permanente, na sexta-feira, dia 28, as pessoas de 21, 22 e 23 anos devem ir ao Sport, ao passo que aquelas de 18, 19 e 20 anos recebem a dose da vacina no RU.

Fique atento

A Secretaria de Saúde pede muita atenção às datas, pois as pessoas devem ir no dia correspondente às suas idades. Para quem perder ou não puder comparecer, deverá se dirigir no sábado, dia 30, das 8h às 16h, ao Sport ou ao drive-thru da UFJF. Autistas, pessoas com Síndrome de Down, grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho recentemente) poderão seguir sendo vacinados no Sport, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Não haverá vacinação contra a Covid-19 nas UBSs ao longo desta semana.

Comorbidades que são priorizadas para imunização

Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o coronavírus encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC≥40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista completa das comorbidades atendidas neste momento pode ser verificada no site da PJF.

Documentos que comprovam comorbidades e Deficiência Permanente
Como comprovante para as comorbidades podem ser apresentados: atestado médico ou declaração médica informando a comorbidade, ou receita de um medicamento de uso contínuo, usado no tratamento, ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade listada. Todos estes têm que ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Para o caso das pessoas com deficiência, será necessário um laudo médico dos últimos 12 meses que comprove a deficiência permanente. Além disso, devem ser apresentados, originais e cópias, do Documento de Identidade (RG), CPF - nos casos que o número não conste no RG - e comprovante de residência.

Confira aqui o calendário das pessoas com comorbidades e deficiência permanente

*Segunda-feira, dia 24:
36, 37, 38 e 39 anos, no Sport, das 8 às 16h

*Terça-feira, dia 25:
34 e 35 anos, no Sport, das 8h às 16h
32 e 33 anos, no RU Centro, das 8h às 16h

*Quarta-feira, dia 26:
30 e 31 anos, no Sport, das 8h às 16h
28 e 29, no RU Centro, das 8h às 16h

*Quinta-feira, dia 27:
26 e 27 anos, no Sport, das 8h às 16h
24 e 25 anos, no RU Centro, das 8h às 16h

*Sexta-feira, dia 28:
21, 22 e 23 anos, no Sport, das 8 às 16h
18, 19 e 20 anos, no RU Centro, das 8h às 16h

*Sábado, dia 29, as pessoas que não puderam comparecer no dia marcado poderão ser imunizadas no Sport e no drive-thru da UFJF.

Outros Grupos

*Autistas, pessoas com Síndrome de Down, grávidas e puérperas seguem podendo receber a vacina contra a covid-19 no Sport Club, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Endereços dos locais de vacinação contra Covid-19:

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, centro

Drive-Thru UFJF
Estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF

Restaurante Universitário (RU) da UFJF
Rua Santo Antônio, esquina com a Rua Benjamin Constant, s/n, ao lado do Museu de Arte Murilo (Mamm), no Centro.