Segunda-feira, 23 de mar?o de 2009, atualizada ?s 11h

Secretaria de Sa?de inicia pesquisa de amostragem para avaliar ?ndice de infesta??o de dengue em JF


Patr?cia Rossini
*Colabora??o

Os agentes de endemia da Secretaria de Sa?de da Prefeitura de Juiz de Fora iniciam nesta segunda-feira, dia 23 de mar?o, o segundo Levantamento de ?ndice R?pido do Aedes aegypti (Liraa) de 2009. Ao todo, 82 pessoas, divididas em 12 equipes, ir?o percorrer uma amostragem composta por aproximadamente 7.500 im?veis em todos os bairros da cidade, at? a pr?xima sexta-feira, 27.

De acordo com o coordenador dos trabalhos de campo da Secretaria de Sa?de, Jo?o Carlos Delecrode, o Liraa fornece dados completos sobre o n?mero de im?veis positivos, total de larvas coletadas e tipos de criadouro do mosquito. "O Liraa fornece v?rias informa?es que colaboram para a preven??o e o combate ? doen?a. Quando sabemos quais s?o os bairros mais vulner?veis e os criadouros mais comuns, podemos intensificar e direcionar melhor a a??o dos agentes de endemia."

Segundo ele, a coleta de dados sobre os agentes transmissores capturados pelas armadilhas da dengue instaladas no munic?pio tamb?m ? importante para o planejamento das a?es de combate. "Temos 15 pessoas encarregadas da leitura das armadilhas e, a partir desses dados, vamos saber o sexo e a esp?cie dos mosquitos."

Neste ano, a Secretaria de Sa?de registrou 112 notifica?es da doen?a. At? o momento, 23 casos foram confirmados e 84 descartados. Conforme divulgado pela Secretaria, na ?ltima sexta-feira, dia 20, quatro pessoas ainda aguardam resultado dos exames.

No primeiro Liraa de 2009, o ?ndice de infesta??o predial do munic?pio foi o maior de todos os tempos. Em todo munic?pio, a m?dia do ?ndice de infesta??o foi de 2,75%, mas em alguns bairros das regi?es norte e leste, a infesta??o chegou a 7,7%.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes