Quarta-feira, 15 de abril de 2009, atualizada ?s 13h11

Secretaria de Sa?de prepara Campanha de Vacina??o contra a Gripe para terceira idade. Meta ? imunizar 80% dos idosos de JF


Patr?cia Rossini
*Colabora??o

A Secretaria de Sa?de da Prefeitura Municipal est? mobilizada nos preparativos da 11? edi??o da Campanha de Vacina??o dos Idosos Contra a Gripe, que ocorre entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Com a meta de vacinar 80% dos 65.911 idosos com mais de 60 anos do munic?pio, o Departamento de Sa?de da Terceira Idade aposta em uma abordagem diferente para mobilizar a popula??o. "? dif?cil atingir a meta do Minist?rio da Sa?de, pois ainda existe um grande preconceito dos idosos em rela??o ? vacina. Por isso, estamos preparando uma estrat?gia de acolhimento, para esclarecer a popula??o acerca da import?ncia da dose contra a gripe", explica a chefe do departamento, Stela Maria Bittencourt Camilo.

Segundo Stela, os idosos poder?o conferir gratuitamente a press?o arterial e ser?o orientados sobre outros problemas de sa?de, como a Aids, cuja incid?ncia est? aumentando na terceira idade. A dengue, que representa um alto risco de infesta??o em Juiz de Fora, tamb?m ser? abordada durante a campanha.

Al?m da equipe da Secretaria de Sa?de, a Campanha tamb?m vai contar com a colabora??o de estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e das outras faculdades de sa?de do munic?pio.

Durante a campanha, as doses ser?o distribu?das gratuitamente em todas as Unidades B?sicas de Sa?de, nas policl?nicas da cidade e no Pr?-Idoso. ? preciso levar o cart?o de vacina??o ou a carteira de identidade para receber a vacina.

Acamados

Os idosos que n?o podem se locomover e s?o totalmente dependentes para realiza??o de atividades di?rias podem se cadastrar na Secretaria de Sa?de para receber a dose contra a gripe em casa. O atendimento ser? feito nos bairros n?o-cobertos pelas Unidades B?sicas de Sa?de do munic?pio. Para se cadastrar, ? preciso entrar em contato com o Departamento de Sa?de da Terceira Idade, atrav?s do telefone (32) 3690-7725, das 8h ?s 12h e das 13h ?s 17h.

Dia de mobiliza??o nacional

No dia 25 de abril, que ? o dia de mobiliza??o nacional da Campanha de Vacina??o dos Idosos contra a Gripe, por isso pontos de vacina??o ser?o montados para atender ?reas descobertas pelas UBSs. S?o eles:

  • Cal?ad?o da rua Halfeld, em frente ao Cine-Theatro Central
  • Creche Comunit?ria Monteiro Lobato, no Manoel Hon?rio
  • Rua Evaristo da Veiga (rua da feira), em Benfica
  • Supermercado Carrefour, na avenida Rio Branco
  • PAM Andradas
  • Clube Cascatinha, na Ladeira Alexandre Leonel, 380
  • * Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

    Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes