Quarta-feira, 6 de maio de 2009, atualizada às 13h

Campanha de Vacinação contra a Gripe atinge cerca de 40% dos idosos em JF. Percentual de imunizados é considerado baixo

Daniele Gruppi
Repórter

Cerca de 40% da população idosa de Juiz de Fora foi imunizada na Campanha de Vacinação contra a Gripe. A Secretaria de Saúde considera o percentual baixo, já que a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo, 80% das pessoas acima de 60 anos contra o vírus da influenza.

As doses são aplicadas no PAM Marechal, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, na Policlínica de Benfica e no Pró-Idoso, que fica na rua Espírito Santo, 434. Para receber a vacina, basta levar o cartão de vacina ou a carteira de identidade.

Conforme a Secretaria de Saúde, os idosos acamados podem agendar para receber a vacina pelo telefone (32) 3690-7725. O aposentado José França (foto acima), 82 anos, foi ao PAM Marechal para receber a dose nesta quarta-feira, dia 6 de maio. Ele afirma que a vacinação é eficaz. "Não tenho problemas com a gripe."

Segundo o Ministério, não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro. A campanha se estende até o dia 8 de maio.

A vacina é um dos meios de prevenção da gripe e suas complicações, além de apresentar um impacto na diminuição das internações hospitalares e da mortalidade evitável. O Ministério da Saúde divulgou que, entre a população acima de 60 anos, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.