Cuidado com os gastos pode evitar endividamento Economista recomenda planejar e criar fundo de reservas
para eventuais necessidades

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
09/01/2009

Muitos juizforanos est?o preocupados com os efeitos que a crise financeira ainda pode provocar. Como n?o ? poss?vel prever como a economia vai girar nos pr?ximos meses, o conselho dos especialistas ? evitar o endividamento.

Segundo o economista Guilherme Ventura, o primeiro passo para evitar ficar no vermelho ? ter planejamento. Para isso, ? preciso conhecer o or?amento familiar. "Os juizforanos precisam saber o que vai entrar de recursos e o que vai sair, ou seja, quais s?o suas despesas, para viver dentro desse or?amento."

O consumidor deve ter em mente quais s?o suas despesas reais. ?gua, luz, telefone, condom?nio, aluguel n?o se pode deixar de pagar. Mas, despesas com o choppinho, jantar, viagens, roupa e com o sal?o de beleza podem ser reduzidas.

Ventura aconselha tamb?m criar uma reserva de emerg?ncia de seis meses numa aplica??o conservadora, na qual poder? fazer a retirada do montante a qualquer momento. Em casos de necessidade, como de doen?a e de desemprego, evita-se o endividamento.

Nome sujo

Se por algum descontrole financeiro n?o foi poss?vel quitar as despesas e seu nome foi para o Sistema de Prote??o ao Cr?dito (SPC), o superintendente do Procon, Eduardo Schroder orienta procurar o fornecedor e negociar a d?vida. "A empresa que inclui o nome do consumidor no cadastro deve retir?-lo. Para isso, o cliente deve procurar fazer um acordo. Pode parcelar a compra e, se for, por exemplo, um carro, pode at? fazer a devolu??o."

O superintendente do Procon afirma que o consumidor deve se atentar para as empresas limpa-nomes, que se encarregam de renegociar e reduzir os d?bitos nos bancos, financeiras e lojas. "N?o h? m?gica para limpar o nome."

Ele acrescenta que, conforme o C?digo de Defesa do Consumidor, em cinco anos prescreve o cadastro nos Sistemas de Prote??o ao Cr?dito, ou seja, ap?s o per?odo n?o se pode mais fornecer informa?es negativas pelos cadastros de restri??o ao cr?dito. "Se o consumidor tiver problema ap?s esse prazo, deve procurar o Procon."

Inadimpl?ncia em JF fecha 2008 com alta de 9,23%. ?ndice supera m?dia nacional

Dados do SPC Brasil apontam aumento de 9,23% na taxa de inadimpl?ncia do consumidor juizforano, de janeiro a dezembro de 2008, comparado com o ano de 2007. A taxa ficou mais de quatro pontos percentuais acima da m?dia nacional, que teve alta de 4,8%.

Para Schroder, o aumento da inadimpl?ncia est? relacionado com a retra??o da atividade econ?mica decorrente da crise financeira. "A onda de demiss?es que ocorreu na cidade no final do ano contribuiu para o endividamento."

Como no primeiro semestre h? uma tend?ncia de aumento da inadimpl?ncia devido aos gastos com os impostos, como IPTU, IPVA, DPVAT, material escolar, dentre outros, o presidente da CDL/JF, Vandir Domingos da Silva, aconselha o lojista a ficar atento e tomar todas as medidas de seguran?a necess?rias para a efetiva??o da venda, consultando sempre o nome do consumidor na base de dados do SPC.