Mais de 500 homens favão a segurança durante a Parada Gay de JF

Por

Quarta-feira, 10 de agosto de 2011, atualizada às 17h53

Mais de 500 homens farão a segurança durante a Parada Gay de JF

Da Redação

A 9ª Parada do Orgulho e da Cidadania Gay, marcada para o dia 20 de agosto, em Juiz de Fora, terá esquema inédito de segurança, devendo reunir 500 seguranças. A previsão é que o evento atraia cerca de 120 mil pessoas, dez mil só de turistas.

Os detalhes foram acertados durante reunião realizada nesta quarta-feira, 10 de agosto, que contou com a presença de representantes da Polícia Militar (PM), do Movimento Gay de Minas (MGM), das secretarias de Administração e Recursos Humanos (SARH), de Atividades Urbanas (SAU) e de Transporte e Trânsito (Settra).

Visando o conforto e a segurança do público participante, mais de 500 homens serão deslocados para as ruas, entre eles, policiais militares, guardas municipais e fiscais de posturas do município. Ao longo do percurso da parada, gradis serão instalados nas ruas perpendiculares às avenidas Rio Branco e Independência, onde estarão policiais militares. Todo o público que acessar o evento por estas vias, passará por revista pessoal. Policiais à paisana estarão espalhados em pontos estratégicos, entre a multidão, com objetivo de detectar possíveis focos de rixas e evitar confusões. Todo o efetivo da PM, inclusive o administrativo, estará nas ruas.

Com relação à venda de produtos por comerciantes, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deverá editar dois decretos que proíbem a comercialização de bebidas em recipientes de vidro e serpentinas metálicas durante o evento, também com intenção de garantir a segurança dos participantes. Para que as normas sejam respeitadas, fiscais da SAU farão um trabalho preventivo, delimitando a área de atuação de vendedores ambulantes. O Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde (SS), irá distribuir 50 mil preservativos. Já a Settra está montando um esquema especial para o transporte coletivo e para garantir fluidez no tráfego.

A concentração da Parada do Orgulho e da Cidadania Gay está marcada para as 12h, no Parque Halfeld. A animação dos participantes será comandada por três trios elétricos, que seguirão pela avenida Rio Branco até a Independência, dispersando o público na altura da Praça Antônio Carlos, por volta das 17h30.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken