Quarta-feira, 10 de junho de 2009, atualizada às 12h32

Médicos e odontólogos da PJF renovam indicativo de greve

Guilherme Arêas
Repórter

Os médicos e odontólogos da Prefeitura de Juiz de Fora votaram um novo indicativo de greve na manhã desta quarta-feira, 10 de junho. Em audiência realizada na Câmara Municipal, os profissionais da saúde discutiram a negociação salarial com o Executivo. Segundo eles, houve pouco avanço nas últimas reuniões. Na próxima quarta-feira, dia 17 de junho, os profissionais fazem nova paralisação e assembleia às 10h, na Sociedade de Medicina. No encontro, as categorias podem votar greve por tempo indeterminado.

Mesmo com uma nova rodada de negociações com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, os profissionais da saúde devem entrar com uma ação judicial para garantir o reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O encontro entre as categorias e a Prefeitura ocorre na próxima segunda-feira, às 11h. Os profissionais agora querem a participação do prefeito Custódio Mattos.

Na pauta das reivindicações os odontólogos pedem aumento de 25% no salário base, que atualmente é de três mínimos, e melhorias na condição de trabalho. Já os médicos, além do enquadramento da categoria no mesmo patamar das outras profissões de nível superior da Prefeitura, pedem a regularização trabalhista dos profissionais do Programa da Saúde da Família (PSF), que atualmente é vinculado à AMAC, enquanto deveria estar ligado à Secretaria de Saúde.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes