• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Sexta-feira, 18 de setembro de 2009, atualizada às 13h

    Postos em áreas estratégicas facilitam a vacinação contra a paralisia infantil

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    Neste sábado, 19 de setembro, ocorre o Dia Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Em Juiz de Fora, postos de atendimento estarão instalados em áreas estratégicas. Além das UBSs e postos de saúde, os pais poderão levar os filhos nas bases localizadas no Parque Halfeld, nas praças Manoel Honório e São Mateus e na Escola de Samba Real Grandeza. A campanha ocorre das 8h às 17h.

    A chefe do departamento de vigilância epidemiológica e ambiental da Secretaria de Saúde (SS), Alessandra Mendonça, mantém ótimas expectativas para o "Dia D". "A meta é vacinar 95% das 33.300 crianças das áreas urbana e rural do município. Esperamos captar de 600 a 700 crianças apenas no parque Halfeld. Na primeira etapa atingimos 90%."

    Ela ressalta a importância da conscientização para que a doença, já erradicada no Brasil, não apresente sinais de reintrodução viral. "A relevância da campanha é o bem coletivo. O vírus vacinal atua no combate instantâneo ao vírus selvagem, o causador da doença."

    De acordo com Alessandra, historicamente, a taxa de vacinação na segunda etapa é menor do que a primeira. "Os pais acham que se a criança já tomou a gotinha, não precisa mais de outra dose. Entretanto, é fundamental que ela seja imunizada nas duas etapas."

    Outra questão é relativa ao cartão de vacina. Se ele estiver completo ou a pessoa não o possuir, não há impedimentos, pois outro cartão será feito no momento. Caso o interessado não possa levar a criança nos postos neste sábado, pode levar depois a qualquer UBS. Crianças com idade entre zero e quatro anos devem receber as gotinhas.

     

    *Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.