Investimento de R$ 30 milhões está previsto para o início das obras do novo Hospital Universitário
Repórter
Pelo menos R$ 30 milhões estão previstos para o começo das obras do novo Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Emendas parlamentares ao orçamento da instituição, aprovadas no Congresso Nacional nos últimos dois anos, sinalizam o início do empreendimento.
Os indícios de que o montante para a construção do hospital pode crescer foram percebidos durante a visita do secretário Estadual de Saúde, Marcus Pestana, a Juiz de Fora, que teria se comprometido com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a conceder contrapartida para a obra. A assessoria de comunicação do HU confirma as informações e aponta ainda a possível participação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na captação de recursos para o empreendimento.
No terreno onde será localizado o novo hospital — um espaço anexo ao Centro de Atenção à Saúde (CAS), no bairro Dom Bosco, com área de 32.149,42 metros quadrados — as máquinas já executam os serviços de terraplanagem (foto acima), com recursos da UFJF. A assessoria não tem dado sobre o orçamento total do empreendimento nem aponta expectativa para o término da obra.
As únicas informações disponíveis são sobre o projeto do novo hospital, que vai contar com prédio de dez andares. O planejamento inicial prevê a criação de 350 leitos, sendo 50 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), dos quais 20 dedicados ao tratamento neonatal (dez intermediários e dez intensivos), e 30 à atenção a adultos, sendo três leitos de isolamento. O restante será destinado à enfermaria.
No local, será realizado todo o tipo de atendimento, de consultas a exames, incluindo procedimentos de alta complexidade, totalmente ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é de que seja criada ainda uma maternidade e uma unidade de transplante. Segundo a assessoria, assim que o novo hospital for inaugurado, a Unidade Santa Catarina do HU será desativada, por ser prédio antigo e não comportar a instalação de equipamentos de alta tecnologia, nem atender às novas normas da Vigilância Sanitária.
A construção do novo hospital está prevista desde o planejamento do CAS. Na época, a proposta ficou concentrada na construção apenas do primeiro bloco, onde são realizados os atendimentos hoje.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!