• Assinantes
  • Saúde
    Terça-feira, 19 de janeiro de 2010, atualizada às 21h42

    UPA de Santa Luzia, inaugurada pelo presidente Lula, começa a funcionar nesta quinta

    Clecius Campos
    Repórter

    A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Regional Sul, localizada no bairro Santa Luzia, começa a funcionar nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que inaugurou a unidade, na noite desta terça, 19. Em seu discurso, Lula afirmou que as UPAs são uma revolução no país e que mais duas unidades do tipo serão construídas em Juiz de Fora.

    "Quem chegar aqui, com um problema mais grave, não vai ficar andando por aí de ambulância, procurando um hospital para ser atendido. No próprio local, será feito um diagnóstico, e logo o encaminhamento ao centro de especialidade. O espaço também pode fazer esse atendimento, se estiver dentro de sua complexidade."

    Lula lembrou ainda que o centro de Santa Luzia contará, no terceiro andar, com uma unidade do Programa Brasil Sorridente, para tratamento dentário gratuito. "As mulheres, homens e crianças terão tratamento odontológico digno. Vão poder colocar dente, tratar de canal, fazer obturação. No Brasil, contaremos ainda com 160 ambulâncias, com equipamento odontológico específico, para que a Zona Rural também seja beneficiada", prometeu.

    Para o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a inauguração da UPA cria uma rede de assistência que supre as demandas da população em todos os estágios de especialidade. "Vamos acabar com aquela fila no HPS [Hospital de Pronto Socorro], com uma unidade que faz o atendimento regional e preliminar. Além do mais, até o final do ano, o SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] vai cobrir toda a população brasileira."

    O secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, contou a breve história da construção do espaço e enalteceu a parceria entre município, estado e governo federal. "O plantio foi feito por muitas mãos e o que fica é a sociedade entre as instituições e o benefício para a população. Momentos como esse, dignificam a vida pública."

    Debaixo de vaias que interromperam por algumas vezes seu discurso, o prefeito Custódio Mattos reconheceu a importância de obras financiadas e executadas pelo governo federal na cidade. "Foram recursos enviados para a Via São Pedro, contratos assinados para o Programa Minha Casa, Minha Vida, ajudas institucionais para a incorporação ao Suas [Sistema Único de Assistência Social] e criação dos Creas [Centros de Referência Especializado de Assistência Social], além da implantação do Programa Segundo Tempo e de financiamentos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] para obras de esgoto, que fazem com que eu seja um grande admirador deste governo."

    Os sinais de protesto da plateia incomodaram o presidente, que disse estar preocupado com a "fotografia do evento". "Com a chegada da campanha política, o acirramento da disputa faz com que a animosidade aumente. Imagino que os companheiros estejam esperando por uma oportunidade para vaiar o Custódio, mas esta não é a ocasião. Senão, vai ser difícil continuar a percorrer o Brasil inaugurando obras."

    Segundo Lula, o momento ideal para as manifestações partidárias será a campanha eleitoral, a ser iniciada em meados deste ano. "Se em junho, quando eu voltar a Juiz de Fora, o Custódio estiver no comício da minha candidata, eu vou vaiá-lo. E ele vai me vaiar, caso eu apareça no comício do candidato dele. Quando município, estado e governo federal se unem, é a população quem ganha. Quando a politicalha fala mais alto, é o povo que perde."

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.