Quinta-feira, 23 de setembro de 2010, atualizada às 17h20

Moradores fazem manifestação por mais médicos na UAP de Nova Era II

Clecius Campos
Repórter

Cerca de 50 moradores do bairro Nova Era II e de localidades vizinhas realizaram uma manifestação em frente à Unidade de Atenção Primária (UAP) do bairro, na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro. O grupo cobrava a contratação de mais médicos para a unidade. O local atende à população de cinco bairros — Nova Era, Nova Era II, Jardim dos Alfineiros, Santa Lúcia e Santa Isabel (ver mapas) — e conta com apenas um profissional da Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo Programa de Saúde da Família (PSF).

"A UAP foi inaugurada em maio e já está com problemas. Na época, o prefeito [Custódio Mattos] disse que seriam três médicos, mas só temos uma, que faz dez consultas por dia. Só um médico não é suficiente para dar conta da população dos cinco bairros", reclama a presidente da Associação de Moradores do Nova Era II, Talita do Nascimento.

Talita afirma que foram feitos diversos pedidos à Secretaria de Saúde (SS), a fim de que o problema fosse solucionado, mas a comunidade não obteve resposta concreta. "Nós vamos às reuniões que a secretaria marca e eles nos mostram projetos que nunca são feitos. Dentro da gaveta, um projeto não tem efeito nenhum", critica. Ela afirma ainda que a população é contra a terceirização dos serviços, alternativa que pode ser utilizada pela administração municipal. "Queremos a UAP sob o domínio do Estado. Se assim já está ruim, imagina terceirizado?"

A assessoria de comunicação da SS assume que há falta de médicos na unidade. A UAP Nova Era II é de porte 3, por essa razão, deveria ter três profissionais trabalhando. O órgão acredita que a expectativa é de que o atual trâmite de contratação de médicos da ESF seja eficaz para a demanda de profissionais não só na UAP de Nova ERA II como em toda a cidade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken