Segunda-feira, 31 de agosto de 2020, atualizada às 10h50

Pandemia e Depressão

Elimar Jacob Salzer Rodrigues*

Sintomas depressivos se elevam nesta época de medo e de distanciamento social.

Depressão - É um transtorno emocional/mental caracterizado por persistente redução ou perda de interesse nas atividades antes prazerosas, prejudicando significativamente a vida das pessoas acometidas.

É um quadro muito mais comum do que se pensa, tendo registros de mais de dois milhões de casos por ano, no Brasil.

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais. Cada vez mais, os trabalhos científicos em todo o mundo confirmam que esses fatores podem causar alterações na função cerebral e na atividade de diversos circuitos neuronais.

A avaliação completa da pessoa com sintomas depressivos, inclui estudo de prováveis alterações hormonais, medicamentos clínicos e outras substâncias em uso, estudo das manifestações emocionais em sua árvore familiar para transtornos endócrinos, neurológicos e psiquiátricos.

O que caracteriza a depressão é a sensação de tristeza persistente, grande perda de interesse até mesmo por atividades antes prazerosas, alterações de todas as funções fisiológicas como, apetite, sono, raciocínio, rebaixamento da memória, do interesse sexual, podendo causar uma variedade de sintomas físicos e comportamentais.

Destacam-se: a redução do nível de energia, de concentração, modificações comportamentais.

[BANNER RETANGULO]

O tratamento especializado, que inclui a combinação de farmacoterapia psicoterapia, atividade física organizada, estímulo à criatividade e à produção, pode reforçar a autoestima, favorecendo à redução das alterações dos neurotransmissores cerebrais, na depressão. O cuidado especializado torna-se imprescindível.

Pelo intenso rebaixamento da autoestima, constitui um quadro de urgência/emergência, pela frequência e risco com que esses sintomas se associam a pensamentos e a atos suicidas.

Elimar Jacob Salzer Rodrigues
Psiquiatra - Profª - Mestre em Psicofarmacologia UFJF
Coordenadora da Comissão de Ética da Associação Médica.
Visite o blog Elimar Jacob Psiquiatra

ACESSA.com - Pandemia e Depress?o