HU realiza plebiscito para decidir sobre a privatização

A consulta pública pretende definir os rumos sobre a adesão ou não à EBSERH, órgão estatal de direito privado criado para administrar os HU's

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
3/12/2012

Plebiscito HU

Foi realizado um plebiscito sobre a privatização do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao longo desta segunda-feira, 3 de dezembro, entre 6h30 às 20h na unidade do Santa Catarina, e das 7h às 18h no HU do Dom Bosco. A consulta pública pretende auxiliar na decisão sobre a adesão ou não à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), órgão estatal de direito privado criado para administrar os HU's. De acordo com as normas, a votação será apurada pela comissão responsável durante a noite desta segunda e, na terça, 4, a apresentação será encaminhada ao Conselho Superior da UFJF, responsável pela decisão final de adesão ou não à empresa. "Foi um movimento dentro do esperado pela comissão. Não sabemos ainda dizer os números, mas imaginávamos que não seriam muitos votantes, visto que foi apenas um dia de plebiscito", explica o representante dos técnicos na comissão e supervisor do HU, José Fanias Lima.

Quem votou

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), alguns professores da área de saúde da Federal liberaram seus alunos de determinadas aulas para que pudessem participar da votação. Além disso, o Comitê em Defesa do HU, órgão contrário à implementação da empresa, disponibilizou veículos para os profissionais, docentes e estudantes que não estavam em nenhuma das unidades nesta segunda, pudessem comparecer ao local. "Foi uma grande mobilização para que todos viessem às urnas", informa a assessoria.

Na ocasião, puderam votar todos os docentes das unidades acadêmicas representadas no Conselho Diretor do HU que exerçam atividades docentes, assistenciais e de preceptoria no HU, que estejam discriminadas em seus respectivos planos de trabalho (PIT); discentes das unidades acadêmicas, regularmente matriculados no estágio obrigatório com carga horária no HU; residentes dos programas de residência médica, multiprofissional, dos programas de formação profissional na área da saúde, em economia e administração e os servidores técnicos administrativos em educação, lotados no HU, além de discentes de aulas práticas.

ACESSA.com - HU realiza plebiscito para decidir sobre a privatiza??o