Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012, atualizada às 14h

Juiz de Fora recebe campanha de descarte de medicamentos inutilizados

Da Redação
Remédios

Juiz de Fora irá sediar a campanha Traga de Volta, que visa incentivar e esclarecer sobre o descarte voluntário de medicamentos inutilizados ou vencidos, que ainda permaneçam nas residências. Neste sábado, 15 de dezembro, será realizada uma mobilização simultânea em sete cidades mineiras, onde as pessoas poderão depositar seus remédios em urnas coletoras e, ainda, receberão informações dos fiscais da Vigilância Sanitária e folhetos explicativos. Na cidade, o evento ocorre no Pam Marechal, na rua Marechal Deodoro, Centro, das 9h às 11h.

O objetivo principal da campanha é conscientizar a respeito dos riscos do descarte de medicamentos em banheiros, pias ou rede de esgoto e sua contaminação na água dos rios e lagos. Além disso, destaca-se que os remédios vencidos são um dos maiores causadores de intoxicações domésticas.

A princípio, as 130 drogarias e 45 farmácias de manipulação da cidade foram convidadas a fazer parte da ação. A adesão é voluntária e as farmácias interessadas poderão fazer suas inscrições junto ao Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG), cuja sede está situada na rua Batista de Oliveira, 239, sala 904, até esta sexta-feira, 14. O projeto-piloto é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o CRF, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e o Governo de Minas, por meio da Superintendência Regional de Saúde.

Entre as cidades mineiras participantes, estão os municípios de Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Lavras, Barbacena e Montes Claros. O recolhimento será estendido até fevereiro de 2013 em farmácias e drogarias dos municípios. A lista dos estabelecimentos credenciados estará disponível no site. No final do processo, as entidades idealizadoras do projeto realizarão uma avaliação dos resultados.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Juiz de Fora recebe campanha de descarte de medicamentos inutilizados