Quarta-feira, 8 de maio de 2013, atualizada às 15h58

Sindicato dos Médicos rejeita proposta apresentada pela PJF

Cintia Charlene
*Colaboração
médico

Continua o impasse nas negociações entre os médicos e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A categoria se reuniu na noite da última terça-feira, 7 de maio, na Sociedade de Medicina , para decidir sobre a proposta apresentada pela Prefeitura na última sexta-feira, 3.

Entre as principais reivindicações estão a questão salarial; melhoria das condições de trabalho; a instalação de uma comissão bipartite, prometida desde 2009, para elaboração de um plano de carreira para a categoria; e a realização de concurso público. Todas essas defasagens está contribuindo para a falta de motivação e desânimo dos profissionais da área. 'Decidimos pela rejeição da contraproposta apresentada, já que não contempla os aspectos fundamentais solicitados pela categoria. Vamos pedir uma audiência pública com o prefeito, para ver se conseguimos avançar nas negociações que estão emperradas', revela o secretário da diretoria geral do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, Geraldo Sette.

Segundo o secretário, um médico da Prefeitura recebe atualmente menos de três salários mínimos por mês. Sendo que este valor é o piso determinado para a iniciativa privada. "Sofremos uma perda salarial muito grande. Além disso, os médicos da prefeitura recebem 25% a menos que os outros profissionais com ensino superior. Distorção essa que só acontece na Prefeitura de Juiz de Fora. Queremos que a correção seja feita urgente'. A próxima assembleia está marcada para o dia 21 de maio e a categoria não descarta a previsão de greve, se as negociações não avançarem.

Em nota, a Prefeitura informou que vai continuar as negociações com o sindicato, mantendo-se aberta ao diálogo, em busca do entendimento dos pontos divergentes, além de ser importante ressaltar que vários pontos já avançaram, com apresentação de propostas concretas ao sindicato.

    *Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

ACESSA.com - Sindicato dos M?dicos rejeita proposta apresentada pela PJF