• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Quarta-feira, 3 de julho de 2013, atualizada às 17h

    Hemominas de JF está com apenas três bolsas de sangue O Rh negativo no estoque

    Andréa Moreira
    Repórter
    Bolsas de sangue

    A Fundação Hemominas de Juiz de Fora está com apenas três bolsas de sangue O Rh negativo no estoque, quando o ideal seria, no mínimo, 24 bolsas por dia. Com isso, a fundação está convocando doadores para normalizar o estoque. "Este é um dos tipos sanguíneos mais essenciais. Pois, como ele é doador universal, em momentos de crise, recorremos primeiramente a este tipo. Por outro lado, a pessoa que é O negativo, só pode receber transfusão de O negativo. Então, caso tenhamos algum paciente da nossa região precisando deste tipo sanguíneo, a situação ficará ainda pior," explica a assistente social do setor de Captação da Hemominas, Lidiane Cavaca Pavão.

    Sobre os outros tipos sanguíneos, a assistente social destaca que os estoques estão normalizados, mesmo assim as pessoas devem comparecer a Hemominas para doação. "No momento estamos operando com o ideal de bolsas dos demais tipos, mas isso é muito relativo. Por exemplo, no final de junho a demanda era pelo sangue O Rh positivo, quando também chegamos a ter apenas três bolsas no estoque," destaca Lidiane, lembrando ainda que nesta época do ano, historicamente, diminui o número de doadores. "Com o frio, as pessoas ficam mais resfriadas, impossibilitando a doação de sangue. Por isso, é importante que as pessoas que tiverem em boas condições de saúde realizem este simples ato, que salva várias vidas."

    Quem pode doar

    Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 e 67 anos de idade. Sendo que doadores com idade de 16 e 17 anos, têm que ter o consentimento formal do responsável legal. A pessoa também deve ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. É imprescindível que o doador apresente um documento oficial de identidade com foto.

    Alguns dos impedimentos temporários são para as pessoas com febre, gripe ou resfriado; grávidas; e também para quem adotou comportamento comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. As pessoas também devem evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

    Os candidatos a doação, podem comparecer no Hemocentro, localizado na rua Barão de Cataguases s/n, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, de 7h às 11h. Doações também podem ser agendadas pelo telefone 155.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.