Jeito de bombom, sabor de fruta
Repórter: Sílvia Zoche
Edição: Ludmila Gusman
Designer: Lúcio Tanini
| |||
Se a fruta for fresca, deve ser coberta por chocolate no mesmo dia e consumida. Já as frutas secas, como damasco, figo e banana desidratados, podem ser guardadas tranqüilamente por sete dias, em temperatura ambiente, a 24º. As frescas devem ser bem lavadas e, depois de secar naturalmente, guardar em um saquinho, enquanto não começar o processo de cobertura.
Depois de glaçada pelo chocolate, a fruta é levada ao congelador por dois minutos para endurecer o chocolate. Quem ensina este e outros truques divinos é a culinarista, há mais de oito anos, Haline Maia. "Adoro cozinhar e ensinar também", diz.
Haline ensina que o cabinho das frutas, por exemplo, não podem ser arrancados e sim cortados com tesoura usada somente na cozinha, por questão de higiene. "Se você puxar o cabo, a fruta vai soltar um caldo. Depois de pouco tempo fora do congelador, o chocolate fica com aparência de mofado e começa a derreter", diz.
Espete os palitos em um isopor e leve para o congelador. Se seu congelador for pequeno, a dica é glaçar a fruta de uma lado e deitar o lado da fruta sem a cobertura. Passado dois minutos, cubra o outro lado e leve ao congelador novamente. Desse jeito, a cobertura não fica achatada de um lado.
Pra decorar de outras formas, você pode passar o chocolate derretido preto e branco, salpicar coco ralado ou castanha picada, fazer desenhos com chocolate branco derretido no chocolate seco, pode mergulhar um cacho de uva no chocolate, fazer espetos com um misto de frutas... É só usar a imaginação.
Ah! Ao lidar com chocolate, sempre use talheres e bandejas de plástico. O contato de talheres e pratos de inox deixam o chocolate esbranquiçado e contribui para que ele derreta depois de retirado da refrigeração. Não esqueça de usar luvas. Você não quer deixar suas digitais marcadas em suas receitas, não é?