Uso indiscriminado de paracetamol pode causar problemas no fígado

Na lista dos remédios sem prescrição, o composto é muito usado para alivio de dores e febre. Mas o consumo causar riscos


2/04/2015
saude

O paracetamol (princípio ativo do Tylenol) é um dos analgésicos e antitérmicos mais consumidos em todo o mundo, mas também dos mais polêmicos. Na lista dos medicamentos isentos de prescrição, o composto é muito usado para alivio imediato de uma dor de cabeça, dores no corpo associadas a gripes e resfriados, de dente, nas costas e articulações, cólicas ou para a redução da febre. Administrado com segurança, em doses terapêuticas recomendadas, não se tornam nocivos para saúde, mas, o seu uso indiscriminado pode causar sérios riscos, principalmente, ao fígado. Dependendo da gravidade, pode chegar até a falência do órgão.

A farmacêutica Isabella Pontes de Oliveira explica que o paracetamol pode provocar reações adversas nos diferentes sistemas do organismo, porém a mais a temida reação é a hepatotoxicidade. "Este ativo é metabolizado pelo fígado, então não deve ser tomado por pessoas que ingerem álcool regularmente ou que tomam outras medicações específicas. Por isso, é importante sempre estar atento na hora de consumir este composto", explica.

Pacientes que já possuem problemas crônicos no fígado também não são recomendados ao consumo do remédio. Além disso, pessoas com suspeita de dengue podem ter sérios problemas quando utilizar o paracetamol para febre ou dor. "A dengue é uma doença que causa expressiva inflamação hepática, e a medicação causa sobrecarga no órgão, por isso não é a melhor indicação", completa Isabella. Ela conta que mesmo livre para vendas sem a receita médica, as farmácias de manipulação não costumam vender estes produtos sem a prescrição, para evitar problemas de uso indiscriminado.

Outras efeitos colaterais possíveis já constatados quando o uso do composto são reações de hipersensibilidade, erupções cutâneas e urticária.

ACESSA.com - Uso indiscriminado de paracetamol pode causar problemas no f?gado