Campanhas de vacinação infantil terminam na sexta-feira
Termina nesta sexta-feira, 11 de setembro, as campanhas de Multivacinação e contra a poliomielite. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SS), 24.830 crianças de até cinco anos já foram imunizadas na cidade. O valor corresponde a 91,32% da população-alvo. A meta é vacinar 95%.
A Multivacinação, além de evitar o surgimento de doenças imunopreviníveis, garante a atualização do cartão vacinal do público infantil. Pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para se vacinarem devem comparecer entre 8h e 16h nos postos, localizados nas unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no Departamento da Criança e do Adolescente (DSCA), na rua São Sebastião, 772/776, e na Sala de Imunização, que funciona no terceiro andar do Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal.
- Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos postos de saúde
- Ministério da Saúde lança versão digital do Cartão SUS
- Intolerância e alergia aos alimentos
HPV
A campanha de vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) também está sendo intensificada, segundo a SS. Ela é voltada para meninas na faixa etária de 9 a 11 anos e a meta é vacinar 8.564 pré-adolescentes, sendo que, até o momento, foram vacinadas 7.617 pessoas, o que corresponde a 71,15% da meta. Mulheres de até 26 anos portadoras do vírus da Aids também podem se vacinar.
Para quem só recebeu a primeira dose, a recomendação é retornar à unidade de saúde próxima de suas residências para a segunda fase da imunização, garantindo a continuidade ao esquema vacinal. As doses da vacina contra o HPV estão disponíveis nas Unidades de Atenção Primária a Saúde (Uaps) nos bairros, no Posto de Atendimento Médico do (Pam) Marechal, 3° andar, localizado na rua Marechal Deodoro, 480, Centro, e no Departamento da Criança e do Adolescente (DSCA), na rua São Sebastião, 772/776, no Centro. As mulheres soropositivas também podem recorrer ao Serviço de Atenção Especializada (SAE), munidas do cartão de vacina, para serem imunizadas.
O esquema de vacinação adotado pelo Ministério da Saúde (MS), chamado de "estendido", é composto por três doses. Além de ser recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o método é utilizado no Canadá, México, na Colômbia e Suíça.
A imunização contra o HPV é o início de todos os cuidados a serem tomados para evitar a doença. As doses não substituem o exame preventivo, também chamado de "papanicolau", que deve ser realizado por mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos, ao menos uma vez por ano.
Com informações da PJF.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!