Confira o resultado oficial das eleições municipais de Juiz de Fora

Por

Confira o resultado oficial das elei?es municipais de Juiz de Fora

Confira o resultado oficial das eleições municipais de JF

Com cerca de 319 mil votos válidos, Bruno e Margarida seguem na disputa pela prefeitura no segundo turno. Das 19 cadeiras, 10 vereadores se reelegeram

Aline Furtado
Editora Geral e
Nathália Carvalho
Repórter
7/10/2012

Após a apuração dos 386.662 votos gerais computados, foram encerradas as apurações do primeiro turno das eleições municipais 2012 em Juiz de Fora às 20h16 deste domingo, 7 de outubro.

No resultado para a vaga de chefia do Executivo, Bruno Siqueira (PMDB) conquistou 40,26% dos votos e Margarida Salomão (PT) totalizou 37,19%, o que leva os candidatos a se enfrentarem no segundo turno eleitoral, marcado para o dia 28 deste mês. Já para a vaga do Legislativo, o vereador Isauro Calais (PMN) foi o mais votado, totalizando 5.127 votos. Foram computados 319.651 votos válidos e 67.011 abstenções. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No somatório dos votos, Bruno foi o preferido por 115.267 eleitores, seguido de Margarida, que recebeu 106.487 votos. O candidato à reeleição Custódio Mattos (PSDB) recebeu 60.378 votos, o que representa 21,09% do total. Com 0,96% da preferência, Victória Mello (PSTU) recebeu 2.757 votos e o candidato Laerte Braga (PCB) ficou com 1.422 dos votos, chegando a 0,50% do total. Os votos de Marcos Paschoalin (PRP) não foram divulgados, conforme decisão da Justiça Eleitoral de não publicar o resultado dos concorrentes sub júdice. Além, disso os votos brancos somaram 11.116 e nulos foram 22.224.

De acordo com o juiz eleitoral Mauro Pitelli, Juiz de Fora conta 1.115 urnas, divididas nas seis zonas eleitorais. "Apesar do grande número de eleitores, foi um dia tranquilo de votação na cidade, sem ocorrências de grande destaque. Com a ajuda de toda a equipe responsável pela apuração, das polícias, servidores, mesários, imprensa e até mesmo com a colaboração dos candidatos, fazemos uma boa avaliação das eleições", explica. Segundo Pitelli, a estimativa era que o resultado fosse divulgado por volta das 20h, o que realmente ocorreu.

Apuração

Foram aproximadamente duas horas e 46 minutos de apuração pela Justiça Eleitoral. A primeira divulgação oficial ocorreu por volta das 17h30, quando a zona eleitoral 155 registrou os três mil primeiros votos e confirmava o favoritismo de Bruno Siqueira. Logo em seguida, por volta das 17h45, a candidata Margarida Salomão saiu na frente, registrando a marca dos 39,67%, contra 38,23% de Bruno e 20,03% de Custódio. A segunda zona a ser apurada foi a 153, seguida da 315 e assim por diante.

Após a segunda parcial, Bruno se manteve à frente nas demais divulgadas. Aos 35% de urnas apuradas, ele passou a petista e ficou com 40% contra os 37% de Margarida. Nesta parcial, o vereador Isauro Callais já era o mais votado, estimativa que também registrou-se até a apuração total. Foram computadas, pelo Portal ACESSA.com, outras sete parciais divulgadas pelo TSE, sendo que os números praticamente não se alteraram. O atual prefeito, Custódio Mattos, oscilou entre 20% e 24%, enquanto os demais candidatos praticamente mantiveram os números.

Já no Legislativo, das 19 cadeiras da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) disputadas, foram registradas 10 reeleições no cargo. Confira abaixo o balanço total de vereadores eleitos na cidade.

Vereadores eleitos

NúmeroNomePartidoVotos
33123 ISAURO CALAIS PMN 5.127
23456 CIDO PPS 4.745
20123 NORALDINO JÚNIOR PSC 4.347
25333 JOÃO DO JOANINHO DEM 4.230
13013 BETÃO PT 3.905
13221 CASTELAR PT 3.867
15454 DR. ANTONIO AGUIAR PMDB 3.145
12610 ANA DO PADRE FREDERICO PDT 3.080
20233 OLIVEIRA TRESSE PSC 2.957
45678 RODRIGO MATTOS PSDB 2.930
36661 PARDAL PTC 2.789
15444 ANDRÉ MARIANO PMDB 2.758
43043 ZÉ MARCIO - GAROTINHO PV 2.740
15600 JULIO GASPARETTE PMDB 2.702
36456 NILTON MILITÃO PTC 2.697
22153 VAGNER EX PREFEITO DE CHÁCARA PR 2.618
11789 CHICO EVANGELISTA PP 2.489
12500 DOUTOR FIORILO PDT 2.400
40013 JUCELIO PSB 1.452

Internautas dão suas opiniões*

Matéria tranquila e verdadeira, bem proxima da realidade. A prova disto e a eleição dos novatos Cido o mais votado entre os novatos , Militão, Zé Márcio e Jucélio

Francisco Carlos da Silva 

Não votei no prefeito,porem vejo esta declaração neste momento como um lider estadista que sai com honrosa qualificação. frizando esta decisão de consultar seus lideres a respeito de quem vai apoiar. isto é atitude de quem é vencedor. parabens pela sua identidade de campeão. pois o vencedor é aquele que lutou de acoordo com os principios corretos. Deus te abençoe Custodio. Parabéns.

Aloysio Ap. Silva 

Infelizmente não é o resultado esperado para vereança, a camara está precisando de renovação total,quem se reelegeu vai continuar a não fazer nada a não ser aumentar iptu, são politicos de carreira só aprovam aum ento e mais nada.

Maria R. da Silva

É lamentável que a vontade do povo seja irrelevante frente à coligação de partidos.

Miriam

Moro no São Benedito ha 37 anos, e mais uma vez nestas ultimas Eleiçoes não conseguimos eleger um vereador para o bairro; pois a ganancia a cada Eleição dos candidatos individualista do bairro faz com que os votos se dividem em vários nomes, esta na hora de aparecer alguém que comece a trabalhar pelo bairro hoje e não só nas épocas de eleições como todos os candidatos aqui fazem. precisamos de candidatos com interesse pelo bairro no dia a dia e se DEUS QUISER NA PRóXIMA ELEIÇÃO VAMOS CONSEGUIR ATE 2016.

Ataide Honorato Ferreira 

Como sempre, o Acessa.com dá de 10 com esta mostra on line dos resultados das eleições em 2012. Vamos estar juntos, acompanhando todo este desenvolvimento político de nossa cidade. Parabéns a toda a equipe!

Ignácio Castañón

Se cada candidato a prefeito colocasse Deus na frente com certeza seus projetos seriam realizados, mas enquanto prometerem sem a direção de DEUS, vai continuar a mesmice muitas promessas e nada concluído. Abraço.

Eliel Rodrigues

 

Infelizmente Juiz de Fora ainda não aprendeu a votar. Prova disso foi manter dez vereadores. Políticos que não fazem nada em benefício da populaçao, só pra si próprios.

Milene

 

Corroborando Com 0 Que Afirmou,Em Forma de Desabafo,0 Amigo Ataíde do Bairro São Bené,A Região Sul Também Continua Sem Representantes No Legislativo;Insistimos Em Eleger Políticos Que Não Mostram Interesse Em Ajudar A Nossa região E Depois Ficamos 4 Anos Murmurando,Xingando E Chamando 0s Legisladores De Ruins,Qdo Na Verdade Não Somos Vítimas Mas Sim, Cúmplices Deles.

Paulo Sérgio

 

Desejo que os novos vereadores estejam plenamente conscsientes das necessidades básicas do povo, e atuem csobretudo humanamente. Os problemas sociais do BRasil são diversos e aflitivos,porisso politicas públicas precisam passar pelo social com olhos de VER, olhos de DEUS.

Maria Adelina

 

Infelizmente a parcela da população que mais precisa se permite corromper por qualquer trocado ou cesta básica ou ainda churrasco que muitos candidatos sobem o morro e oferecem a estes carentes em troca de seu voto. Moro num bairro simples ondes as pessoas não conseguiram entender que cinquenta reais grampeado no santinho, não vai resolver seus problemas e nem de sua comunidade. Muitos candidatos fazem suas campanhas e vencem por trabalharem desta maneira. E na maioria são estes que são reeleitos. Para prefeito pensem bem ao escolher seu candidato, pois ví e ainda vejo pessoas de sua equipe comprando voto no meu bairro e bairros vizinhos. Não é este tipo de representante que quero no executivo. O POVO TEM QUE PARAR DE SE CORROMPER!!! SE O CANDIDATO COMPRA O VOTO É PORQUE TEM QUEM VENDA. ABREM OS OLHOS! ACORDA JUIZ DE FORA.

Karina

 

Acredito na renovação , mas o momento indicava para melhorar a nossa Juiz de Fora era a continuidade de uma trabalho sério e digno de aplausos que esta administração conseguiu implantar com obras e acima de tudo respeitando o se humano , principalmente na área da saúde, pois a comparação é grandiosa na comparação a todos os estados do Brasil. Poderia aqui continuar a relatar os esforços e valores e vitórias sobre todas as dificuldades enfrentadas pelo nosso grande PREFEITO CUSTÓDIO DE MATTOS , mas acima de tudo cidadão em primeiro lugar da nossa cidade. PARABÉNS CUSTÓDIO E QUE SIGA SEMPRE EM FRENTE E BRILHANTE.

Walter Canário

 

Manter 50% da atual legislatura é muito, esperava uma renovação maior mas, com mais de 4oo candidatos o que se pode esperar:nada Entendo que cada partido só poderia apresentar um numero de candidatos na proporção dos votos obtidos na última legislatura.

Francisco

 


* Os textos foram enviados por internautas, reproduzidos da forma como foram grafados e são de sua
total responsabilidade, não expressando, necessariamente, a opinião da equipe ACESSA.com