• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde
    Terça-feira, 3 de setembro de 2019, atualizada às 18h02

    Núcleos de Juiz de Fora oferecem serviços terapêuticos para população de baixa renda

    Angeliza Lopes
    Repórter

    Há cinco anos, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, começou no Brasil e ganha força a cada edição. Com o tema 'Combater o estigma é salvar vidas!' , a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) vem alertar sobre a importância da quebra de barreiras e preconceitos relacionados a busca por apoio terapêutico e psiquiátrico. Dados da campanha apontam que entre 50% a 60% das pessoas que cometeram suicídio nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida.

    Todos os anos são registrados cerca de 12 mil casos em todo o país. Triste realidade que afeta, cada vez mais, a população jovem. Do total, 96,8% dos autocídios estavam relacionados aos transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar, dependência química, entre outros.

    Em consonância com o tema da campanha deste ano da ABP, a ACESSA.com listou Núcleos e Centros de Atendimento Terapêutico de Juiz de Fora que oferecem o serviço de forma gratuita ou com valor acessível para famílias de baixa renda. Confira a lista abaixo:

    Centro de Psicologia Aplicada da UFJF

    O que é?

    O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) foi criado em 1996 para atender às demandas de ensino, pesquisa, extensão e prática do curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora e às demandas da população local e adjacências, relacionadas ao atendimento psicológico na área de Psicologia Clínica, além de atividades relativas às demandas inerentes à Psicologia Educacional e Organizacional.

    Como funciona?

    Para terapias individuais, O CPA abrirá novos atendimentos no dia 23 de setembro, a partir das 8h. O preenchimento das 15 vagas serão por ordem de chegada. Cada pessoa poderá fazer uma única inscrição. Nesta opção de atendimento, o Centro abre inscrição apenas duas vezes ao ano.

    Já para participar dos projetos oferecidos à população, basta ligar para a Secretaria do CPA e deixar nome e telefone que os docentes responsáveis entrarão em contato. São oferecidos tratamentos específicos para os projetos:

    • Grupo de Tímidos: atendimento grupal com base na terapia cognitivo-comportamental com o intuito de colaborar na melhoria das relações de quem sofre com a ansiedade social. O paciente deve ter mais de 18 anos.
    • Álcool e Saúde: tratamento psicoterapêutico realizado presencialmente ou pela internet para homens com problemas com o uso de álcool.
    • Ambulatório Trans: atendimento de orientação psicanalítica aos pacientes transgênero. Em caso de menor idade, o cadastro deve ser feito por um responsável legal, que, além disso, deverá comparecer em uma primeira entrevista. 
    • Clarices: atendimento psicológico para mulheres usuárias de álcool e outras drogas em modalidade grupal e individual.

    Valor: Gratuito
    Endereço: Rua Santos Dumont, 214, bairro Granbery
    Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
    Telefone: (32) 3216-1029

    Centro de Ação Social da Catedral

    O que é?

    A Catedral Metropolitana possui espaço com serviços de atendimento ao público vinculados à Pastoral Social chamado Centro de Ação Social da Catedral (CASC) e regido por estatuto próprio. Há uma diretoria específica, da qual o presidente é o pároco, além do vice-presidente, secretário, tesoureiro e conselho fiscal. Um dos departamentos que integram o Centro é de Psicologia. O seu ambulatório existe há mais de 30 anos e conta com seis profissionais.

    Como funciona?

    Os profissionais oferecem atendimento individual a crianças, adolescentes e adultos.

    A Catedral disponibiliza os nomes e os contatos dos profissionais. Os interessados podem escolher o psicólogo de sua preferência, agendando o atendimento de acordo com sua disponibilidade e combinando valores (que são mais acessíveis) diretamente com o profissional. Os nomes e telefones podem ser acessados direto no site da Catedral.

    Valor: Valores são combinados diretamente com o profissional
    Endereço: R. Santo Antônio, 1201, Centro
    Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 21h; sábado, das 7h às 19h; domingo, das 7h às 13h, e das 15h às 20h.
    Mais informações - nome e telefone dos profissionais, são repassadas apenas pessoalmente na Catedral ou podem ser acessadas no site da Instituição.

    Clínica de Psicologia do CES/JF

    O que é?

    A Clínica de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), nos seus 25 anos de funcionamento, oferece à comunidade atendimentos para tratamento psicoterápico, para crianças, adolescentes e adultos, principalmente da comunidade carente.

    Como funciona?

    Os interessados precisam preenchem uma ficha e passar por triagem que é feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e, das 15h às 17h. Os cadastrados entram em uma fila de espera. Como a demanda é grande, os responsáveis pela Clínica explicam que já possui entrevistas agendadas até final de novembro. Por isso, novas fichas devem ser atendidas apenas no primeiro semestre de 2020.  

    Valor: R$ 10 por sessão
    Endereço: Rua Halfeld, 1179 - Prédio do CES/JF, 3º andar
    Horário de Funcionamento: segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e, das 13h às 19h
    Telefone: (32) 3250-3839

    Spa Serviço de Psicologia Aplicada da Estácio de Sá

    O que é?

    O Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora oferece atendimento à população desde agosto de 2015. Os atendimentos são para crianças adolescentes, adultos, terceira idade e orientação profissional.

    Como funciona?

    Os interessados devem entrar em contato por telefone ou pessoalmente na clínica e agendar uma triagem. Os pacientes serão chamados ára dar início aos atendimentos, após a triagem.  

    Valor: Gratuito
    Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 600, Cruzeiro do Sul
    Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h
    Telefone: (32) 3249-3644

    Núcleo de Psicologia Aplicada Universo Juiz de Fora

    O que é?

    O Núcleo de Psicologia Aplicada da Universo Juiz de Fora tem por objetivo oferecer atendimento psicoterapêutico à comunidade. Os atendimento são de psicoterapia para adolescente, crianças e família.

    Como funciona?

    Não é necessário apresentar encaminhamento médico. Basta que o interessados procure o Núcleo no dia de agendamento de triagem que é feito uma vez a cada mês. Em setembro, os cadastros serão feitos nesta quarta-feira, 4, a partir das 14h. Após a pessoa passar por triagem supervisionada, ela entra em uma fila de espera para, de fato, iniciar o atendimento terapêutico.

    Valor: R$ 5 por sessão
    Endereço: Avenida dos Andradas, 731, Morro da Glória
    Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h
    Telefone: (32) 3311.9917

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.