Tarc?sio anuncia desfiliação do PMDB ap?s 46 anos de militência

Por

Tarc?sio anuncia desfilia??o do PMDB ap?s 46 anos de milit?ncia

Tarcísio Delgado anuncia desfiliação do PMDB após 46 anos de militância

Ex-prefeito revela que um dos motivos que o levou a deixar o partido é o não cumprimento do regimento do partido

Andréa Moreira
Repórter
10/8/2012

Após 46 anos de militância no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, anunciou, na tarde desta sexta-feira, 10 de agosto, em coletiva para a imprensa local, a sua desfiliação. De acordo com Delgado, sua desfiliação não pode ser comparada a outras. "Eu ajudei a construir a história do PMDB, faço parte da história deste partido. Com o PMDB, eu fui líder da bancada em Juiz de Fora, Belo Horizonte e na Câmara Federal durante uma das épocas mais importantes neste país, quando foi criado o Plano Real."

O político também destacou que foi um dos fundadores do partido em Juiz de Fora. "Eu ajudei a fundar o MDB no ano de 1966, em um período muito difícil, que era a Ditadura Militar. Naquela época, era melhor ir para a Arena, mas, pela minha ideologia, escolhi o MDB."

Durante a coletiva, Delgado apresentou vários motivos que, segundo ele, o levaram a tomar a decisão. Entre eles, está a recusa do PMDB em apoiar sua candidatura ao governo do Estado e ao Senado. Além disso, o mais recente motivo foi a escolha do candidato que concorre às eleições municipais deste ano. "Muitos falam que eu larguei o PMDB porque nós perdemos a convenção municipal, mas isso não é verdade, pois o que aconteceu realmente foi a quebra do regimento do partido, pois a executiva do partido fez uma manobra e disse que eu não poderia participar da coletiva."

Delgado agradeceu aos companheiros de partido e disse que não quis comunicar sua saída antes para alguns colegas, pois isso tornaria o processo mais difícil. "Cheguei a falar com algumas lideranças estaduais e eles queriam que eu mudasse de opinião, mas minha decisão já estava tomada e eu não ia voltar atrás".

Nova filiação

Tarcísio disse que, neste momento, não cogita a possibilidade de filiar-se a outro partido. "Quero ficar um tempo fazendo política sem estar ligado a algum partido. Pois só deixarei a vida pública quando eu morrer." Cogitado sobre uma suposta volta ao PMDB, o ex-prefeito foi enfático. "Para que eu volte ao PMDB de Juiz de Fora, teria que mudar tudo no partido."

Apoio

Durante a coletiva, Delgado também manifestou seu apoio à candidata do PT, Margarida Salomão. "Minha decisão de apoiar Margarida surgiu após meu filho, Júlio Delgado, revelar que também apoiaria esta candidata." O político finalizou a coletiva afirmando não guardar mágoas e ter segurança e certeza quanto à decisão tomada. "Pode ser que eu venha a me arrepender no futuro, mas, no momento, tenho certeza que tomei a decisão mais acertada."

                                                                                                                                                                           Os textos são revisados por Mariana Benicá