Wilma Montes Wilma Montes 21/12/2011


Exercício deve ser feito com o mínimo de esforço e o máximo de prazer

Foto de exercícioEstamos chegando ao final de mais um ano. Nessa época de festas é comum que as pessoas parem em algum momento e reflitam sobre tudo que foi feito e, principalmente, tudo aquilo que poderia ter sido feito e ainda não foi. Uma dessas questões, e considero a mais importante, diz respeito à nossa saúde. Se você ainda não parou para pensar nisso, convido a examinar sua consciência com sinceridade. Como você tem cuidado do seu corpo?

Esta verdadeira máquina foi criada para funcionar bem nos mínimos detalhes. Desde as suas células, até seus órgãos e sistemas. Seus ossos e músculos foram feitos para trabalhar e se você deixa de se movimentar adequadamente, é como em um carro que pode ser da melhor marca e modelo, sem o devido uso e manutenção com o tempo, mostra sinais de desgaste e em algum momento pode falhar.

A prevenção sempre será mais barata e dará menos dor de cabeça do que a falta de bom senso em usar, abusar e achar que nada irá acontecer. Então meus queridos, parem de protelar com relação a cuidar da sua saúde.

Joseph Pilates já dizia que o exercício deve ser realizado com o mínimo de esforço e o máximo de prazer, é importante que você escolha algo que seja agradável para que não desista no primeiro dia de chuva. Persista na meta de encontrar uma atividade que combine com seu jeito. Se ainda não encontrou, experimente algo novo. Dê um basta ao sedentarismo!

Atividade física é de grande valor, mas não é tudo para manter sua máquina saudável. Que tipo de combustível tem dado ao seu organismo? Sua alimentação é saudável? Tem sido suficiente para mantê-lo bem nutrido? Seu corpo tem sofrido agressões externas através de substâncias químicas como cigarros, álcool ou drogas?

É tempo de mudanças! Em 2012 não pense somente, mas mude de vida, mude seus hábitos, faça algo por você! Auto-estima e amor-próprio são fundamentais. E como em uma propaganda recente, se não fizer por você, faça pelos seus filhos, pelos seus pais, pelas pessoas que te amam e querem tê-lo por bons anos juntos. Isso é o que, verdadeiramente, desejo a todos os leitores do Portal ACESSA.com, um ano de saúde, e que todas as bênçãos de Jesus Cristo venham sobre você e sua família.

 

"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O país inteiro, o mundo inteiro, deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes".

(Joseph Pilates, 1965- 86 anos de idade)

Mais artigos

Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard. 

ACESSA.com - Exerc?cio deve ser feito com o m?nimo de esfor?o e o m?ximo de prazer