Armando Falconi Armando Falconi 31/1/2011

2011 - Ano do Coelho 

Armando Falconi com um coelhoO mês de fevereiro chegou, e com ele muitas novidades em nossa vida. Para aqueles que esperavam o Carnaval, este vai acontecer somente em março, mas outras novidades estão no ar.

Do dia primeiro para o dia dois, porque no oriente é utilizado um calendário lunar, começa um novo ano chinês que influencia a vida de milhões de pessoas, principalmente os da raça amarela.

Narra a tradição oriental que, antes de partir da Terra para o Nirvana, Buda chamou todos os animais para uma despedida, mas somente 12 apareceram. Como recompensa, Buda nomeou cada ano com o nome de um deles, por ordem de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Essa é a história mais conhecida a respeito da origem do horóscopo chinês.

As pessoas têm o perfil parecido com o do animal regente do ano em que nasceram. Na China, os casais programam-se para que os filhos nasçam no ano de regência do Dragão, símbolo de muita força e poder.

Mas há sempre um outro lado, pois, justamente por sua força, o Dragão geralmente aponta pessoas autoritárias e impulsivas. Assim, estas pessoas apresentam no outro lado da moeda, intrinsecamente, realidades e comportamentos difíceis de conviver.

Cada ano representado por um a animal

Cada ano recebe um animal como patrono, representante ou figura representativa. Segundo tradição e sabedoria orientais, cada ano fica marcado pelas características positivas e negativas de seu regente. Cada animal representa características bem definidas, sob vários aspectos próprios e de relacionamento com os demais membros da família zodiacal.

É característica de um animal lutar por justiça, ser leal e amigo. Por outro aspecto, pode apresentar traços de ser ansioso, muito preocupado e rabugento. Isso pode atrapalhar.

Além dos animais, cinco elementos da natureza influenciam na personalidade das pessoas: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra.

O calendário Lunisolar - Ano Solar

Armando Falconi mostrando os 5 elementosO ano lunar é dividido em doze meses de 29½ dias. Em cada dois anos e uma metade, um mês é intercalado para ajustar o calendário. A adição deste mês em cada terceiro ano produz o ano de pulo lunar. Para uma referência fácil, o começo de cada mês lunar é a data da lua nova marcada no calendário ocidental.

Visto que o (tradicional) zodíaco chinês segue o calendario chinês (lunisolar), a data da mudança para os signos do zodíaco é o Ano novo chinês, diferente do 1º de janeiro do calendário gregoriano. Logo, uma pessoa que nasceu em janeiro ou no início de fevereiro pode ter o signo do ano precedente. Por exemplo, 1990 foi o ano do cavalo, mas alguém nascido de 1º de janeiro a 26 de janeiro de 1990, nasceu no ano da serpente (o signo do ano anterior), porque o ano do cavalo de 1990 começou em 27 de janeiro de 1990. O início de um novo zodíaco também é celebrado no Ano novo chinês junto com muitos outros costumes.

2011 – Regência do Coelho no Horóscopo Chinês

O ano do coelho é um ano tranquilo, muito esperado após o ano agitado do tigre. Será provavelmente um ano de reflexão onde deveremos sanar as feridas após a incessante batalha do ano precedente.

Se o tigre figura mudanças e momentos de impulsividade, o coelho desempenha o momento de ponderação, de começarmos a realizar as metas e sonhos pessoais que não foram alcançadas no ano que passou. Podemos descobrir o que realmente desejamos da vida, dando prioridade a cada objetivo que esperamos alcançar, em vez de deixarmos simplesmente as coisas acontecerem ou não.

Esse é um ano, em que usando melhor nossa criatividade, podemos chegar a nortear ainda mais nosso dia a dia, trazendo assim bem-estar a todos a nossa volta e para nós mesmos. Há grandes possibilidades que a harmonia reine entre as relações internacionais e políticas dos povos.

Armando Falconi com o coelhoExistem duas palavras que são a representação deste ano, "lei" e "ordem", que nos leva a afirmar que se vivenciarmos essas duas máximas – chegaremos cada vez mais às realidades do progresso como está cunhado em nossa bandeira brasileira.

O coelho simboliza a graciosidade, a beleza e boas maneiras. Quem nasce no ano do coelho normalmente consegue comunicar-se, falar com maestria e encantamento. Quando quer, é polido e possui sensibilidade e dons artísticos, reserva grandes possibilidades de brilhar no campo da política e da arte.

Na mitologia chinesa, o coelho representa longevidade e há a crença de que essa característica provém da força da lua.

Interessante são os padrões de crenças e valores dos povos. Por exemplo, um ocidental ao olhar para a lua, revive seus dias de criança e diz que ela é uma bola de queijo, ou que São Jorge mora lá...

Já na tradição chinesa é diferente; quando um chinês olha para a mesma lua, vê um coelho que tem e entre suas patas o elixir da imortalidade; e o detalhe é que o pequeno animal está sob uma árvore de Cássia – (Cassia spectabilis é uma árvore da família das fabáceas, sub-família Caesalpinioideae, conhecida por diversos nomes vulgares como Cássia, Cássia-do-nordeste, Cássia-macranta, Cássia-macrantera, Fedegoso, Fedegoso do Rio, Macrantera).

É por esse motivo que acontece o festival do meio Outono, quando a lua está em seu esplendor, mais bonita e encantadora, as crianças chinesas vão até os montes carregando lanternas de papel iluminadas, em formato de coelhos para reverenciar a força do coelho que está na lua e pedir imortalidade.


Armando Falconi com o coelhoTipos de Coelho

Na tradição chinesa existem cinco tipos de coelho, coelho madeira, fogo, terra, metal e água. O ano de 2011 é o ano do coelho metal.

A característica principal do elemento metal no coelho é a resistência, a fortaleza. Resistência no sentido amplo da palavra. A pessoa que é regida pelo Coelho Metal é comumente mais resistente a doenças, possui uma confiança positiva muito maior que os outros coelhos dos outros elementos, encara a vida sob a ótica da energia positiva, da força no bem; isso traz mais robustez e tranquilidade diante das vicissitudes da existência.

As horas governadas pelo Coelho: 5h às 7h da manhã
Sentido do seu Signo: Diretamente para o leste
Princípio da estação e mês: Primavera – Março
Corresponde ao Signo ocidental: Peixes
Elemento fixo: Madeira
Haste: Negativo
Cor: Cinza
Sabor: Salgado
Alimento: Peixe
Condimento: Pimenta
Animal: Esquilo
Planta: Rosemary
Árvore: Vidoeiro prateado
Metal: Bronze
Instrumento musical: Tambor
Dia do Mês: 8.

Mpdelagem para ser feliz

Armando Falconi com o coelhoPodemos considerar ainda outra característica importante daqueles nascidos sob o ano do coelho, quando a loucura da violência e da morte dispara sob o império da ganância na sociedade, aqueles que estão regidos pelo coelho se mantêm harmônicos e confiantes, pois sabem que são herdeiros do mundo e nada vai acabar; então, para quê a pressa? Digo sempre aos meus pacientes e nos cursos e palestras que ministramos: temos todo o manancial para sermos felizes, coisas simples funcionam, nós que complicamos tudo. É necessário que passemos a agir como as pessoas do ano do coelho, para sermos mais felizes; surgiu um desafio, um problema que momentaneamente, não visualizamos solução, paremos a correria das nossas emoções e reflitamos na melhor maneira de equacioná-lo, pois para aqueles que creem na regência do coelho, sabem que todo problema já vem com uma solução.

Agindo assim, aos poucos vamos dinamizando nossa vida para a felicidade e harmonia, e consequentemente passamos a ter mais saúde física, emocional, financeira e espiritual.

Para aqueles que leem nossos artigos, temos a certeza que irão agir movidos pela sabedoria, aproveitando este ano que chega cheio de possibilidades de crescimento e progresso; utilizarão todos os recursos do Coelho Metal para adquirirem mais segurança e força. Utilizem-no bem.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informações são muitas, mas o espaço do artigo é limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com saudações holísticas!



Armando Falconi Filho
é Terapeuta Holístico, Escritor, Consultor, Conferencista
Saiba mais clicando aqui.