Uma del?cia de "Tabule" Aprenda o passo-a-passo dessa salada deliciosa
que tem origem em Damasco, capital da S?ria

S?lvia Zoche
Rep?rter
18/08/2006
Os chefes de cozinha Maria Dahbar Arbache e Paulo Saba Arbache ensinam o passo-a-passo. Clique no ?cone "Fa?a" para ver aprender e no ?cone da impressora para ver a receita

Passo-a-passo! Imprima!

? saud?vel que, durante almo?os e jantares, comece-se a degustar a refei??o pela salada. Se for suculenta, fica melhor ainda. Algumas pessoas podem estranhar ou at? achar absurda a possibilidade de um prato de salada encher os olhos. O colorido j? ? o primeiro est?mulo!

Que tal experimentar outra receita t?pica ?rabe? Dessa vez, uma salada. J? mostramos o passo-a-passo de outras comidas t?picas: berinjela defumada, do arroz com lentilhas e do hamus com tahine. Aprenda a fazer o tabule, uma salada de origem em Damasco, capital da S?ria, com os chefes de cozinha Maria Dahbar Arbache e Paulo Saba Arbache.

"? uma salada leve e refrescante. Voc? come sem perceber, porque ? muito boa", diz Paulo, e comenta que sua filha, quando est? doente pede para prepar?-la. A mistura de tomate com salsinha, cebolinha verde, cebola e do trigo lavado d? uma apar?ncia e um aroma especial. "? rica em fibra, por levar trigo e hortali?as", comenta Paulo. Pode ser colocado ? mesa, n?o s? como acompanhamento, como prato principal. "? um prato ?rabe, mas pode ser servido com comida brasileira tamb?m. Combina com tudo", diz Maria.

Esta salada leva sal, mas Paulo aconselha colocar no pr?prio prato. "O sal murcha o tomate". Ao serem perguntados sobre o tabule feito com vinagre em vez de lim?o, os dois s?o enf?ticos e dizem que isso ? inven??o. "A comida s?ria usa muito vinagre, mas n?o no tabule", ressaltam.

Existe uma varia??o do tabule, que ? o fatuche. No lugar do trigo, usa-se p?o s?rio torrado cortados em cubinhos. Neste caso, o p?o n?o precisa ser molhado, porque ao mistur?-lo com outros ingredientes, ele absorve o l?quido das hortali?as.

Quer uma forma diferente e gostosa de se comer tabule? Pegue uma folha de alface, rasgue uma parte dela, enrole como se fosse uma trouxinha, e coloque o tabule dentro. Realmente, fica um espet?culo!

Para aprender o passo-a-passo dessa receita, clique no ?cone "Fa?a", no in?cio da mat?ria. E na impressora, para imprimir a receita.

Anote outras receitas enviadas por internautas


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.