Terça-feira, 19 de junho de 2012, atualizada às 17h30

Ministério Público vai à praça para se aproximar da população

Thiago Stephan
Repórter
MP Itinerante

Aproximar o Ministério Público (MP) da sociedade. Foi com esse objetivo que o órgão realizou, nesta terça-feira, 19 de junho, das 9h às 17h, na Praça da Estação, o MP Itinerante. Somente na parte da manhã, foram realizados 500 atendimentos pelos promotores.

"Nosso objetivo é trazer o Ministério Público para mais perto da sociedade, da qual é o defensor segundo a Constituição Federal. A gente quer se aproximar da população para que ela saiba os seus reais direitos", explicou a promotora da Vara de Família, Samira Ribeiro.

Segundo a promotora, os atendimentos realizados foram todos ligados à área de Família, abordando temas como divórcio, pensão alimentícia, guarda, alienação parental, entre outros. A iniciativa contou com a participação da coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Família, promotora Raquel de Souza, que também ministrou palestra a estudantes da rede municipal de ensino.

Paralelamente aos atendimentos do MP Itinerante, convênios firmados com outros órgãos possibilitaram que a população realizasse uma série de procedimentos. No estande da Polícia Civil foi possível retirar carteira de identidade. Estudantes de Direito do Instituto Vianna Júnior prestaram atendimento jurídico gratuito. Profissionais do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tiravam dúvidas sobre aposentadoria, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. No estande da Secretaria de Saúde (SS), era possível receber doses de vacinas contra tétano, gripe, febre amarela e poliomielite. O evento contou, ainda, com roda de capoeira, apresentação dos cães do canil da Polícia Militar, entre outras atividades.

Segundo Samira, quem precisar de atendimento do Ministério Público deve procurar a secretaria dos promotores, que fica no segundo andar do Fórum Benjamin Colucci.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.